sábado, setembro 28

MISSA ESPECIAL PARA CRIANÇAS

O rico e o pobre
Acolhida – Boa noite queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem vindos a esta celebração.

Hoje nós vamos iniciar nossa celebração resolvendo uma dúvida que eu estou tendo há muito tempo. Sabe qual é? Eu queria saber qual o conceito que vocês fazem do rico e do pobre. Vamos começar pelo rico.

O que é ser rico?(listar no projetor) será que é só quem tem dinheiro? E aquelas pessoas que são boas, tb não são ricas na graça de Deus?

O que é ser pobre?(listar no projetor) será que ser pobre é só aquele que pede pão?E aqueles que ferem as pessoas, agentes de violência, independente de dinheiro ou não tb não são pobres?

Viram só como definir o conceito de rico e de pobre é difícil?

Jesus deixa bem claro que ele não condena a riqueza, ele condena o mau uso dela .. Ela foi feita pra ser dividida em partes iguais e para todos, mas é o próprio homem quem endeusa o dinheiro em sua vida e põe tudo a perder.

Hoje veremos o exemplo de um caso contado por Jesus, que nos ajudará a entender bem a mensagem que ele nos preparou hoje. De pé, vamos cantar com o coração rico em alegria pra nosso Jesus.

Ato penitencial – Jesus hoje no evangelho irá nos contar uma bonita parábola de um homem muito rico e de Lázaro, que era um mendigo, que vivia das migalhas que sobrava da mesa do rico. Um dia, os dois morreram. Adivinhem, então, qual dos dois merecerá o céu? Vamos então analisar um situação onde os personagens não se parecem com ninguém que a gente conhece , está bem ?

Vejam só aqui um caminho muito lindo e plano, nele se tem um ponto de saída e um ponto de chegada e, por ele, vejam só quem passa ?

Pelo caminho vai o rico e seu carrão, com todas as mordomias. Joga o lixo pra fora como se tudo no mundo fosse lixo, cada momento se exibe mais e tenta fingir não ver ao seu lado, no retrovisor do mundo se tem alguém precisando de sua ajuda.

À margem do caminho, ou seja, fora dele, caminha o pobre, ele caminha com dificuldade, porque o caminho é bem mais difícil. No caminho do pobre há muitas pedras, muito espinho, muita luta . As migalhas do que come é o q sobra do lixo do rico que ainda é dividido igualmente com aqueles que com ele caminha.

O rico segue sempre à frente, não há risco de dar carona ao pobre, pobre não é amigo .. pobre é sujo .. pra pobre não tem carro , não tem papo

Enquanto isso, o caminho está mais e mais difícil para o pobre, é buraco demais , dificuldade em andar , pés feridos , mas ele caminha com fé .. Tem Deus como guia e sente que um dia isso passará. Acontece que ambos chegam ao final do caminho e é preciso então pra se chegar ao céu e receber a recompensa que se pule o abismo. Então o pobre pula e como tem fé e se fortalecia pelo caminho ele consegue e, o céu é seu prêmio.. Ele tb contava com a ajuda daqueles que ele ajudou na estrada da vida tb . Agora é a vez do rico. Será que ele consegue? Pq não ?

Ah .. Ele nunca se esforçou.. Sempre sentado no banco de algum lugar dirigindo de lá sua vida e agora, será que tem fé e força suficiente pra pular?

Nossa!! Não deu ... ele caiu no abismo , longe do céu ..

E nós? Em que parte do caminho estamos? Dentro dele rodeados pelos pecados e bem perto do abismo? Ou será que mesmo com as dificuldades do caminho acreditamos que venceremos?

Por todas às vezes então, senhor, em que caminhamos errados, dirigindo nossa vida somente pra riqueza material, nós te pedimos perdão cantando.

Leitura – vamos receber a palavra de Deus, que é sementeira de vida nova , ainda em pé

Agora , todos bem sentadinhos , vamos ouvir a nossa bonita leitura de hoje .

Aclamação do evangelho. Jesus hoje nos contará a história do rico e de Lázaro, e cabe a todos nós ouvir bem essa parábola crianças, porque ela tem muita sabedoria e nos ensina como devemos buscar o céu aqui mesmo, na terra. Mas antes, vamos cantar, todos de pé, com muita alegria .

Evangelho –

Preces – oração da bíblia

Ofertório – hoje, queridas crianças, queremos oferecer junto ao pão e ao vinho o nosso desejo de ter uma vida mais santa, mais digna, mais humilde, que até pode ser pobre em riquezas materiais, mais rico em amor , caridade . Oferecer um coração longe de toda vaidade, orgulho que nos separa de nosso Deus. Por isso, vamos cantar com alegria nosso canto do ofertório.

Ação de graças

Hoje, crianças, nosso evangelho veio nos contar a história do rico e do pobre lázaro, talvez, vocês pensem então, que nenhum rico irá ao céu chegar. Não é bem isso, Jesus quer dizer que a avareza não nos leva ao céu... E tem muita gente avarenta sendo pobre, e muitos sendo ricos. Mas o que é ser avarento: é o tal chamado de pão duro? É aquele sovina? É aquele egoísta? É tudo isso... é aquele que não sabe dividir , que não tem compaixão para com os irmãos mais sofridos , mais necessitados , entenderam ? Então, não precisa ser rico, não precisa ser pobre, o que é preciso é que sejamos bons , caridosos , autênticos . Vamos pedir a nossa mãezinha querida que nos ensine a aprender a ler a bíblia sobre a luz do Espírito Santo, para que ele nos ilumine para sermos exatamente como Deus quer que sejamos e que quando nos depararmos com o abismo, que ele venha com sua mão e nos leve para seu paraíso. Vamos rezar então a ela.
Missa elaborada por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

Um comentário:

  1. Peço sua ajuda para divulgar nossos lançamentos.
    São DVDs para divertir e evangelizar as crianças.
    São também um bom material de apoio para o catequista:
    - DVD Jesus ensina a rezar
    - DVD O Bom Pastor
    - DVD-livro Teatro na Missa das Crianças Ano A
    Mais detalhes no site:
    www.editoraemiliocarlos.com.br
    Paz e bem!

    ResponderExcluir