Formação


          MISSÃO DO CATEQUISTA

A CATEQUESE É UMA CAMINHADA OU AÇÃO CONTÍNUA DE EDUCAÇÃO NA FÉ. A MISSÃO DO(A) CATEQUISTA É DESPERTAR,EDUCAR E APROFUNDAR A FÉ DE TODA  COMUNIDADE, PARA QUE ELA SEJA CATEQUIZANDO E CATEQUIZADORA,ENQUANTO ACONTECE A CATEQUESE ESPECÍFICA, NOS DIFERENTES GRUPOS E FAIXA ETÁRIA, EM VISTA OU NÃO DOS SACRAMENTOS.

HÁ CATEQUISTAS COM ADULTOS. ESTÃO PRESENTES OU ANIMAM GRUPOS DE REFLEXÇÃOOU CÍRCULOS BÍBLICOS, COORDENAS AS CBE,S, PREPARAM PARA OS SACRAMENTOS DO BATISMO E DO MATRIMONIO, REFLETEM A PALAVRA DE DEUS COM A COMUNIDADE, EMFIM, AJUDAM OS ADULTOS A FAZEREM SUA OPÇÃO CONSCIENTE POR JESUS CRISTO E A ATUAREM COMO CRISTÃO NA SOCIEDADE.

HÁ CATEQUISTAS COM JOVENS. AJUDAM OS JOVEM A CARECEREM NAS DIFERENTES DIMENSÕES, AFETIVA SEXUAL, FAMILIAR, VOCACIONAL,SOCIAL E, RELIGIOSA.

HÁ CATEQUISTAS COM ADOLESCENTES. AJUDAM OS NA SUPERAÇÃO DOS CONFLITOS DA IDADE, E NO DESABROCHAMENTO DA  FÉ PARA QUE POSSAM FAZER, CONSCIENTEMENTE SUA OPÇÃO, COM RECEPÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA, TONANDO-SE MEMBROS ATUANTES NA COMUNIDADE CRISTÃ.

HÁ CATEQUISTA COM CRIANÇAS. CONTINUA A CATEQUESE INICIADA NA FAMÍLIA AJUDAM OS PAIS NA EDUCAÇÃO DA FÉ CRISTÃ PARA QUE A CRIANÇA CHEGUE AO CONHECIMENTO A DESCOBERTA DE DEUS EM JESUS CRISTO. INICIAM O CONHECIMENTO BÍBLICO, O ENGAJAMENTO NA COMUNIDADE E A PARTICIPAÇÃO NA EUCARISTIA.

HÁ CATEQUISTAS PARA OUTROS DIVERSOS GRUPOS. DEFICIENTES, MENORES DE RUA, QUE NÃO TEM FAMÍLIA CONSTITUÍDA, MORADORES DE RUA, JOVENS E MULHERES PROSTITUTAS, E OUTROS QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE PARTICIPAR PLENAMENTE DE NOSSAS COMUNIDADES.

O DOCUMENTO (CATEQUESE RENOVADA Nº 144 A151: DIS O CATEQUISTA EXERCE SUA MISSÃO EM NOME DE DEUS E DA COMUNIDADE, EM COMUNHÃO COM SEUS PASTORES. (PADRES E BISPOS)

ANUNCIÃO E DENUNCIÃO TUDO QUE EMEPDE O SER HUMANO DE SER ELE MESMO DE VIVER SUA VOCAÇÃO COMO FILHOS DE DEUS. AJUNDAN A COMUNIDADE A ENTERPLETAR CRITICAMENTE OS ACONTECIMENTOS,A LIBERTAR-SE DO EGOISMO E DO PECADO E DE CELEBRAR SUA FÉ NO RESSUSCITADO.

                              EXIGÊNCIA  DA MISSÃO DE SER CATEQUISTA

SER CATEQUISTA E RESPONDER A VOCAÇÃO DO SER BATIZADO E A OPÇÃO POR JESUS CRISTO NA CRISMA. É PORTANTO UM CHAMADO E UM DOM DE DEUS E ISTO É TÃO SERIO QUE IMPÕE ALGUMAS EXIGÊNCIAS PARA EXERCER O MINISTÉRIO DA CATEQUESE.

A)     SER INDICADO OU ACEITO PELA COMUNIDADE O QUE SIGNIFICA SER MEMBRO ATUANTE E PARTICIPANTE DA COMUNIDADE DAR TESTEMUNHO DE VIDA CRISTÃ. É CONHECIDO DA COMUNIDADE E, OS PAIS CONFIAM QUE SEJAM ALGUEM QUE IROM AJUDA-LOS NA EDUCAÇÃO DA FÉ DE SEUS FILHOS.

B)     TER CERTA FORMAÇÃO. FORMAÇÃO QUE SE REFERE A TODAS DIMENSÕES DA VIDA.

DIMENSÕES HUMANA E AFETIVA;

EQUILÍBRIO PSICOLOGO E EMOCIONAL;

CRIATIVIDADE E INICIATIVA;

CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO, ESCUTA E DIALOGO;

 BOA COMUNICAÇÃO E PRESENTAÇÃO; LIDERANÇA E CAPACIDADE DE TRABALHO EM GRUPO;

DIMENSÃO COMUNITÁRIA ECLESIAL:

SENSIBILIDADE, SOLIDADRIEDADE E AMOR FRATERNO, PRINCIPALMENTE PELOS MAIS NECESSITADOS.

DISPOSIÇÃO PARA VIVER E PROFESSAR A FÉ NA COMUNIDADE, EM ATITUDE CONTINUA DE CONVERSÃO.

DIMENSÃO SOCIAL, POLITICA E CULTURAL:

CAPACIDADE DE ENCULTURAR A CATEQUESE;

 VISÃO CRITICA DA REALIDADE PARA PERCEBER AS MANIPULAÇÕES;

 ESPÍRITO ORGANIZA TIVO E CRIATIVO; COMPREENSÃO DO CONJUNTO ATUAL;

DIMENSÃO PASTORAL;

VISÃO DE PASTORAL CONJUNTO;

 CAPACIDADE DE INTEGRAÇÃO COM AS DIVERSAS PASTORAIS;

CONHECIMENTO BÁSICO DOS DOCUMENTOS DA IGREJA ;

DIMENSÃO BÍBLICO CATEQUÉTICO E LITÚRGICA:

CONHECIMENTO BÍBLICO NECESSÁRIO

CONHECIMENTO DAS VERDADES DA FÉ QUE NOS VEM

 DA REVELAÇÃO;

 DO MAGISTÉRIO DA IGREJA;

 DA TRADIÇÃO;

 PARTICIPAÇÃO NA VIDA LITÚRGICA E CELEBRATIVA DA COMUNIDADE.

C)     A PALAVRA TESTEMUNHO QUER DIZER MARTÍRIO, ISTO É, LEVAR O COM PROMISSO ATÉ AS ULTIMAS CONSEQÜENCIAS. ESTA E UMA EXIGÊNCIA DO NOSSO BATISMO. HOJE FALA-SE EM TESTEMUNHO EM TODOS OS NÍVEIS MANUAIS, RECURSOS, MEIOS, DINÂMICAS SÃO ESTRUMENTOS DE AJUDA. MAS A CATEQUESE EM SUA ESSÊNCIA, É DAR UMA RESPOSTA DE FÉ. ISTO EXIGE QUE O CATEQUISTA FAÇA UMA ESPERIENCIA DE COMUNHÃO, DE AMOR COM O SENHOR E QUE SEJA CAPAZ DE VIVER UMA FÉ ADULTA QUE SE MANIFESTA:

NO ESFORÇO PELA PROPIÁ FORMAÇÃO;

NO ZELO PELO EXERCÍCIO DA MISSÃO;

NO AMOR AOS CATEQUIZADOS

NO COMPRO MISSO COM A COMUNIDADE, ESPECIALMENTE COM POBRES, ATRAVÉS DA SOLIEDARIEDADE, DA PARTILHA;

NA PROFUNDA COMUNHÃO COM DEUS;

COMPREENDER E TER UMA CATEQUESE PREOCUPADA PRINCIPALMENTE COM A FORMAÇÃO DA COMUNIDADES CRISTÃ E COM A INTERAÇÃO DA FÉ E VIDA.




           2º SUGESTÕES PRÁTICAS

EM NOSSAS COMUNIDADES SEMPRE TEMOS E ISTO É SINAL BONITO. CATEQUISTAS NOVOS, OU JOVENS QUE INICIAM SERVIÇO DA CATEQUESE COM CRIANÇAS. POR ISTO, SEGUEM AQUI ALGUMAS SUGESTÕES PRATICAS, PAR AJUDAR A CRIATIVIDADE QUE TODO (A) CATEQUISTA JÁ TEM.

A)     QUAL DEVE SER A PREOCUPAÇÃO DO CATEQUISTA AO PREPARAR UM

ENCONTRO DE CATEQUESE?

B)     A MAIOR PREOCUPAÇÃO DO CATEQUISTA E O CATEQUIZANDO: SUA VIDA, SUAS BUSCAS E EXPEQUETATIVAS, E A AÇÃO DE DEUS NELE, QUE O CATEQUISTA PROCURA DISCERNIR COM RESPEITO E CUIDADO.

ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:

A)     LOCAL: ONDE QUER SE FAÇA O ENCONTRO, NA CASA DO CATEQUIZANDO, NAS

SALAS DA COMUNIDADE, NA CAPELA... O LOCAL TEM QUER SER PREPARADO. LIMPO COM FLORES, FRASES REFERENTE AO ASSUNTO, CARTAZES.COLOCAR A BÍBLIA EM DESTAQUE,ALGUM SIMBOLO. OS CATEQUIZANDO SÃO CONVIDADOS A AJUDAR NA ARRUMAÇÃO QUE DEVE MUDAR A CADA ENCONTRO PARA DESPERTAR SEMPRE NOVO INTERTECE E CRIAR EXPECTATIVA.

              A MELHOR DEPOSIÇÃO DOS CATEQUIZANDO É EM CIRCULO PARA QUE CADA UM POSSA VER TODOS E PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO. O CATEQUISTA E UMA PESSOA DO GRUPO, MESMO QUE DENTRO DO GRUPO SEU PAPEL SEJA DIFERENTE.



B)     ACOLHIDA E FORMA DE TRATAMENTO; É O CATEQUISTA QUE ESPERA O CATEQUIZANDO, POR ISTO CHEGA SEMPRE MAIS CEDO. ASSIM A CRIANÇA JÁ SE SENTE ESPERADA E ACOLHIDA. ACOMPANHA AS BRINCADEIRAS, ESCUTA, OBSERVA, PERGUNTA OQUE ACHA CONVENIENTE. ISTO JÁ AJUDA O DIÁLOGO INICIAL DO ENCONTRO, POIS A CATEQUESE PARTE DA REALIDADE DA VIDA.

A FORMA DE TRATAMENTO SEMPRE SER AFIRME.OBJETIVA ,MAS CORDIAL.CONDUZIR A REFLEXÃO ATE ACHAREM JUNTO A RESPOSTA, EVITANDO AS RESPOSTAS PRONTAS.  SE NÃO APARECEREM QUESTIONAMENTOS O CATEQUISTA DEVERA PROCURA-LOS. E SEMPRE DENOVO EVITAR RESPOSTAS PRONTAS É INTERESSANTE OLHAR COMO JESUS FAZIA. É SÓ ANALISAR ALGUNS TEXTOS DO EVANGELHO, POR EXEMPLO: MR 9,14-29;8 27-29;10 17-22; JO 4,1-30; 8,2-11 LC 10, 25-37. PERCEBEMOS QUE JESUS PARTIA DE UMA NECESSIDADE CONCRETA. IA DIALOGANDO COM A PESSOA, FAZIA QUESTIONAMENTO PARA ILUMINAR A REALIDADE, LEMBRAVA AS ESCRITURAS E LEVAVA A UMA MUDANÇA DE VIDA. PROCURAVA UMA RESPOSTA DE FÉ MAS DEIXAVA A PESSOA LIVRE. TERMINA SEMPRE COM UM COM PROMISSO, UMA MISSÃO A PARTIR DA MUDANÇA A ACONTECIDA.

C)     TER PRESENTES ALGUNS PRENCIPIOS DIDÁTICOS: EXERCER A AUTORIDADE SEM SE

SER AUTORITÁRIO. PARA ISTO EVITAR.

CHAMAR ATENÇÃO DIANTE DE OUTRAS PESSOAS;

FALAR DE ALGUEM DO GRUPO DE FORMA A INTIMIDAR;

RESPONDER GROSSEIRAMENTE;

USAR CHANTAGEM, PROMESSAS, AMEAÇAS ......

É IMPORTANTE SER POSITIVO. VOCÊ É CAPAZ. TODOS VAMOS FAZER ISTO. VAMOS NOS AJUDAR, PARTILHAR....

A LINGUAGEM PRECISA SER CLARA, AO ALCANCE DAS CRIANÇAS, MAS SEM INFANTILISMOS.

SEM SE FAZER NOTAR, DAR ESPECIAL ATENÇÃO AOS QUE TEM MAIS DIFICULDADE, OU AS DESLIGADAS, OU AOS MAIS DIFÍCEIS SEMPRE COM TERNURA CARINHOSA E FIRMEZA.

D)     MEIOS E RECURSOS: ESTAMOS GODIADOS DE MEIOS E RECURSOS AJUDAR PARA VIVENCIAR O ENCONTRO,DE FORMA CONCRETA E COMPREENSIVEL.PRECISAMOS SER CRIATIVOS.UMA PEDRA, UM CACO DE TIJOLO, QUALQUER MATERIAL DE SUCATA PODE-SE TONAR ELOQÜENTE MEIO, DE MAIOR EFEITO DE QUE A PALAVRA DO(A) CATEQUISTA.ALEM DISSO TEMOS RECURSOS MAIS COMPLEXOS, COMO VIDIO, COMPUTADOR, GRAVADOR, ETC, HOJE EM DIA A CRIANÇA ESTA RODEADA DE MEIOS E RECURSOS DE COMUNICAÇÃO. ELES DEVE SER UTILIZADO NA CATEQUESE TAMBÉM.

A MUSICA DE FUNDO: EM ALGUNS MOMENTOS FICA BEM, TANTO MUSICA ORQUESTRADA COMO CANTADA.

O CANTO É IMPORTANTICIMO, MAS BEM ESCOLHIDO E DOSADO, UM OU DOIS CANTO POR ENCONTRO OU ALGUNS REFRÕES NO MOMENTO CERTO.

A DRAMATIZADÃO E A EXPRESSÃO CORPORAL. A CRIANÇA E CRIATIVA E IMAGINATIVA. O (A) PROPIÁ CATEQUISTA APRENDE COM ELA. BASTA DESAFIA-LAS E DAR LHES A VEZ. AS DINAMIAS PODEM SER CRIADO PAR QUALQUER MOMENTO DO ENCONTRO. AS PROPIÁS CRIANÇAS AJUDA A MONTAR DINÂMICAS. A DINÂMICA BEM FEITA FAZ COMPREENDER O QUE AS VEZES,AS PALAVRAS NÃO COCEGUEM.CONFORME A DINÂMICA,DEPOIS DE VIVENCIA-LA, COMENTADA E AVALIADA. NEM TODOS TEM MESMA COMPREENSÃO E A PATILHA ENRIQUECE.

OS JOGOS AS BRINCADEIRAS: O IDEAL É FAZER GRUPOS PEQUENOS DE, NO MÁXIMO 10ª 15 CRIANÇAS E, SE POSIVEL, COM CATEQUISTA E UM AUXILIAR.

(A) CATEQUISTA TERÁ ANOTADO OS DADOS DE CADA CRIANÇA DATA DE ANIVERSSARIO, ENDEREÇO, E DADOS FAMILIARES E DA ESCOLA. O CONHECIMENTO E CONTATO COM AS FAMÍLIAS É INDISPENSAVEL PARA UM TRABALHO EM CONJUNTO.

TER PRESENTE O DIA DO ANIVERSSARIO,A DATA DO BATISMO E OUTRAS DATAS  E ACONTECIMENTO DA VIDAS DA CRIANÇAS E DA COMUNIDADE. CELEBRAR ESTAS DATAS.

A PRESENÇA NOS ENCONTROS. DEVE SER SEMPRE ANOTADA DE POEMA CRIATIVA. EVITAR A FORMA DE CHAMADA DA ESCOLA. IGUALMENTE FAZER ANOTAÇÕES DE CADA CATEQUIZANDO EM TODOS OS ASPECTO DE CARECIMENTO, DE FORMA POSITIVA.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ; PRINCIPIO QUE REGE A CATEQUESE É O DE INTERAÇÃO FÉ E VIDA. ENTÃO, ALEM DAS ATIVIDADES REALIZADAS NOS ENCONTROS, É PRECISO PROGRAMAR OUTRAS QUE COLOQUE O CATEQUIZANDO EM CONFRONTO COM A REALIDADE DA VIDA.

       ALGUMAS SUGESTÕES:

VISITAS: A DOENTES EM CASA OU NO HOSPITAL, A PESSOAS IDOSAS, ORFANATOS, GRUPOS DE MENORES, MORADORES DE RUA, FAMILIAIS QUE PASSAM POR ALGUM SOFRIMENTO OU COLEGAS QUE RECEBERAM MAIS UM IRMANZINHO, OUTRAS COMUNIDADES............

EXCURSÕES E PASSEIOS: SÃO ENCONTROS DE CATEQUESE PORQUE PORQUE, ALEM DO LAZER QUE É IMPORTANTE, ENSINAM A CONVIVÊNCIA NO GRUPO, A CULTIVAR A AMI SADE FRATERNA, E PENSAR NO OUTRO, ESTES PASSEIOS DEVEM SER PREPARADOS COM O GRUPO E COM OS PAIS.

VIRGÍLIA: ADORAÇÃO PEQUENAS ROMARIAS, RETIROS NÃO PODEM FALTAR NA CAMINHADA DA CATEQUESE.

PESQUISAS: ENTREVISTAS, REPORTAGENS COM PERSONAGENS BÍBLICO, COMPOSIÇÃO DE PEQUENAS PEÇAS, APRESENTAÇÃES.

AVALIAÇÃO: A AVALIAÇÃO E ATITUDE PERMANENTE DO PROCESSO CATEQUÉTICO.FAZ PARTE DA METODOLOGIA DO ENCONTRO.

AVALIAR SEGFICA OLHAR, CONTEMPLAR, CONFRONTAR A REALIDADE PESSOAL, GRUPAL, SOCIAL COM A PALAVRA DE DEUS. A AVALIAÇÃO FAZ OUVIR PERCEBER, DICINIR E SE ENVOLVER COM OS CLAMORES DE DEUS QUE VEM DA REALIDADE. DESTA FORMA, A AVALIAÇÃO É SEMPRE UMA REFLEXÃO SOBRE A VIVENCIA E A AÇÃO OU PRÁTICA.

JESUS AVALIAVA SUA PRATICA COM OS APÓSTOLOS: MA 16,13-20 LC 9,18-22 MC 8,17-33.

A AVALIAÇÃO NÃO É A MERA FORMALIDADE, MAS EXIGÊNCIA DO RESPEITO QUE A CATEQUESE MERECE. A PROPIÁ AVALIAÇÃO CATEQUISTA EM PRIMEIRO LUGAR O (A) CATEQUISTA QUE POR ELA SE AUTO AVALIA PARA ISTO E PRECISO HONESTIDADE, SIMPLICIDADE, E HUMILDADE, TODOS TEMOS LIMITES, MAS TAM BEN MUITOS DONS. O AMOR E A GRAÇA DO SENHOR ESTA EM TODOS.

QUEM AVALIA?

TODOS OS ENVOLVIDOS, TANTO NO ENCONTRO DE CATEQUESE, COMO NO GRUPO DE CATEQUISTAS OU NO ENCONTRO COM ADULTOS. PAIS, COMUNIDADE, GRUPO DE  REFLEXÃO...

NÃO É NECESSÁRIO DIZER QUE A AVALIAÇÃO NÃO SÃO OS TRADICIONAIS TESTES. A OUTRAS FORMAS DE APRENDER-MAS FÓRMULAS CONCEITOS NECESSÁRIOS OU ESTABELECIDOS.

OS QUESTIONA RIOS DEVE SER SEMPRE NA DIREÇÃO DAS PESQUISAS E NUNCA PARA PROVAR CONHECIMENTOS. A CATEQUESE É VIVENCIA. O CONHECIMENTO É PARA AJUDAR ESTA VIVENCIA DE NA VIDA. ISTO NÃO SIGNIFICA QUE NÃO VOAMOS SER FIRME NA EXIGIR O QUE É NECESSÁRIO .

PREPARAÇÃO DO ENCONTRO: É QUASE INDISPENSAVEL FALAR DE PREPARAÇÃO DO ENCONTRO DE CATEQUESE. SABEMOS QUE SOMOS INSTRUMENTOS NAS MÕS DE DEUS E QUE O VERDADEIRO CATEQUISTA É O ESPÍRITO SANTO, MAS O ESPÍRITO SANTO NOS RESPEITA. CONFIAMOS NO ESPIRITO SANTO MAS TEMOS QUE FAZER NOSSA PARTE.

É COM MUNTO CARINHO DEDICAÇÃO QUE O (A) CATEQUISTA PREPARA E ESCOLHE O MATERIAL DO  ENCONTRO, MATERIAIS DINÂMICAS E MEIOS, COM ESTUDO, REFLETINDO ASSIMILANDO, MEDITANDO, REZANDO, VIVENCIANDO O CONTEÚDO A SER TRABALHADO COM OS CATEQUIZADOS,PRECISAMOS ENCONTRAR TEMPOS E NOS DISPOMOS. AS CRIANÇAS SENTEM QUANDO O CATEQUISTA ESTA PREPARADO E TRAZ EM SI UMA MISTICA ESPÍRITUALIDE. PREPARAR O ENCONTRO NÃO SIGNIFICA QUE NÃO POSSA MUDAR SE APARECEREM SITUAÇÕES IMPREVISTA. PERMANECE, NO ENTANTO, O OBJETIVO DE CADA ENCONTRO.


O CATEQUIZANDO VIVE.

ALEM DISSO, E PRECISO TER ENCONTA E ADAPTAR A REALIDADE DA PERSONALIDADE DO CATEQUIZANDO NA DIMENSÃO FÍSICA, MENTAL, PSICOLÓGICA, SOCIAL, ESPÍRITUAL, E RELIGIOSA



           





















3º PSICOLOGIA DE IDADES

DEUS REALIZA SEU PROJETO ARESPEITO DA REALIDADE HUMANA. JESUS SE ENCARNOU E SE INCIRIU NUM POVO COM SUA CULTURA E ANUNCIOU A BOA NOVA APARTIR DELA. ADPTAVA AS MENSAGENS A RESPEITO DAS PESSOAS, A SUA MANEIRA DE SER, DE PENSAR E DE FALAR. USAR LINGUAGEM, GESTOS, E SIMBOLOS, CONFORMES SEUS OUVINTES.

A CATEQUESE PRECISA ESTAR CULTURADA, ISTO É ANUNCIAR JESUS CRISTO E SEU PROJETO APARTIR  DA CULTURA DO CATEQUIZANDO E DO SEU MEIO.

SOMOS INFLUENCIADOS PELA CULTURA QUE CHAMAMOS MUNDO HURBANO MODERNO E POS MODERNO. DAÍ A NECESSIDADE DE INCULTURAR E DE ENCARNAR A MENSAGEM ONDE O CATEQUIZANDO VIVE.

ALEM DISSO, E PRECISO TER ENCONTA E ADAPTAR A REALIDADE DA PERSONALIDADE DO CATEQUIZANDONA DIMENSÃO FISICA, MENTAL, PSICOLÓGICA, SOCIAL, ESPÍRITUA, E RELIGIOSA.

1.       CADA PESSOA HUMANA TEM SUAS CARACTERISTICA PRÓPIAS CONFORME A IDADE EM QUE VIVE.

COMO AQUI SE TRATA DE CATEQUESE COM CRIANÇAS E PRÉ- ADOLECENTE,NOS OCUPAMOS SOMENTE COM ESTA ETAPA DA VIDA.

APRESENTAMOS UMA SINTESE DAS CARACTERISTICAS PROPIA DE CADA FAIXA ETARIA, COM SUGESTÕES DE PROCIDIMENTO PARA O CATEQUISTA.



                            ORIENTAÇÃO PARA O CTEQUISTA

COMO É A CRIANÇA DE 7AOS 10 ANOS

FISICO

CHEGUO AO URGE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR; ANDA,PULA, SOBE, DESCE, DANÇA, PRATICA ESPORTES...... TORNANSE MAIS RAPIDAS E FORTES.

O CRECIMENTO É UNUFORME. DESENVOLVE LENTAMENTA UM CORPO QUE COMO UM PEQUENO ADULTO. ATÉ OS NOVE ANOS O CRECIMENTO E PROPORCIONAL ENTREMENINOS E MENINAS.

MENTAL

A INTELIGENCIA ESTA NA FSE DA OPERAÇÃO CONCRETAS. COMPREENDE AQUILO QUE É VISIVEL, O QUE FAZ RELAÇÃO COM O CONHECIDO.

ATINGE O DOMINIO COMPLETO DA FALA, ELABORANDO FRSES COMPLETAS, EMBORA CONTINUE AUMENTANDO SEU VOCABULARIO.

A IMAGINAÇÃO ESTA FASE DO FAZ DE CONTA TEM SEUS HEROIS PREFERIDOS E SONHA EM SER COMO ELES.

FORMAM O CONCEITO DE SERTO E ERRADO.

PENSA EM FUNÇÃO DO QUE VIVE E DO QUE ESTA RPESENTE.

A MEMÓRIA MELHORA SIGNIFICAMENTE.

SOCIAL

FORMA GRUPO DE AMIZADE. IDENTIFICA COM OUTRAS CRIANÇAS, APROXIMANDA-SE NUM PRIMEIRO MOMENTO BRINCANDO JUNTOS MENINOS E MENINAS, DEPOIS SEPAM-SE MENINOS PARA UM LADO MENINAS PARA OUTRO, NAS BRINCADEIRAS, NA IDADE DE 9 A 10 ANOS AS MENINAS NÃO GOSTAM DE BRINCAR COM MENINOS E VECE VERSO.A AFETIVIDADE NÃO É MAIS RESEVADA SOMENTE A FAMILIA,ESTENDE-SE AOS AMIGOS. COMEÇA A TER IDEIA DE JUSTIÇA SOCIAL DESCUTE O ASSUNTO COM CATEQUISTA. ADORA AVENTURAS EMOÇÕES FORTES, MAS O SEU CONTROLE EMOCIONAL E FRACO CHORA, SE ENFRAQUECE, BRIGA. NESTA FASE AS FOFOCAS, BRIGAS E OS INIMIGOS MORTAIS SÃO FREQUENTAS, MAS AO MESMO TEMPO QUE  BRIGAM FAZEM AS PAZES.

ESPÍRITUAL

SENCIVEIS AO AMOR.

MENOS CONTEMPLATIVOS E MAIS ATIVOS.

PASSAGEM DO INDIVIDUAL PARA O COMUNITARIO.

OBTEM A IMAGEM DE DEUS ATRAVÉS DOS ADULTOS.

COMEÇA A TER UM RELACIONAMENTO COM DEUS DE ESCUTA E RESPOSTA.

CURIOSOS QUANTO A VIDA MORTE E  CÉU.

COMO É PRÉ ADOLECENTE 11ª 12 ANOS

FISICO

ACONTECE O ESTIRÃO CRESCE DEREPENTE.

OS ARMONIO COMEÇAM A ATIVAR PROVOCANDO MUDANÇA NO CORPO.INICIA O DESENVOLVIMENTO SEXUAL,

OS MENINOS INICIAM A PUBERDADE MAIS OU MENOS DOIS ANOS APÓS AS MENINAS.

NAS MENINAS CRECEM OS SEIOS NOS MENINOS CRECEM OS MUSCULOS APARECEM BARBA E VOZ GROSSA.

MENTAL

INICIAM SUA LIBERTAÇÃO EMOCIONAL COMEÇA A LIBERTAR-SE DOS PAIS.

CONCEGUEM LEVANTAR VARIAS IPOTES SOBRE O MESMO ASSUNTO.

USA O PENSAR CONCRETO PARA TRATAR DO CONSEITO OBSTRATO.

REFLETE SOBRE SUAS PROPOSTAS ALMENTANDO AS OPORTUNIDADES DE FAZER ESCOLHAS PROPIAS.

SOCIAL.

PASSA DO EGOISMO ONDE ELE É SENTRO DAS ATENÇÕE SOCIOCENTRISMO ONDE ELE É O SENTRO DAS ATENÇÕES, PELO CONTATO COM OUTRAS PESSOAS E PELA OBSERVAÇÃODE PADRÕES MORAIS ACEITO E PRATICADOPELO GRUPO QUE PERTENCE.

ESTABELECE LIGAÇAÕS  LIGAÇÕES EFETIVA COM ADOLECENTE DO MESMO SEXO A MENINA TEM AMIGA PREDILETA E O MENINO TEM AMIGO INCEPARAVEL, COM OS QUAIS TROCOM CONFIDENCIAS.

O SENTIMENTO SOCIAL LEVA A O SACRIFICIO PESSOAL EM PRO DE UMA CAUSA SOCIAL.

ESPÍRITUAL

TEM FOME DE DEUS E DEUS, E O SENHOR DA ALIANÇA.

TEM FÉ SIMPLES MAS APARECE AS PRIMEIRAS DUVIDAS.

PRECISAM SER ENCORAJADOS EM SUA VIDA DEVOCIONAL DIARIA.

INDENTIFICAN-SE COM HROIS.

DEUS É AMIG. O ENCONTRO COM DEUS VAI SE TRANFORMANDO COMO ENCONTRO DE PESSOA A PESSOA.

PODE TAMBEM TORNAR-SE INDIFERENTE.

A ESPERIENCIA COMUNITARIA PODE CONCRETIZAR-SE.

SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS PRARA O CATEQUISTA

*PROGRAMAR JOGOS COM MOVEMENTOS, GINCANAS COM CONTEÚDO DA CATEQUESE QUE D ENVOLVEM PROCURA DE PISTAS, DEFÍNIR BEM AS REGRAS EM FUNÇÃO DO GRANDE SENSO DE  JUSTIÇA, PROPIA DESTA IDADE.

*OFERECER ABILIDADE PARA DESENVOLVER ABILIDADES COMO TEATRO, CARTAZES, MUSICAS...., POIS ESTÃO NOPERIODO DE SUAS ESPLORAÇÃO DE POTENCIALIDADE.

*EVITAR ROTULAR AS CRIANÇAS, USAR APELIDOS, USAR CARACTERISTICA FISICA PARA UMILHAR. VALORIZAR OQUE A CRIANÇA FAZ E COLOCAR-SE  NA POSIÇÃO DE AJUDAR PARA QUE CONCIGA MELHORAR.  ESTA ATITUDE DO CATQUISTA CONTRIBUI PARA ELEVAR O AUTO ESTIMA DA CRIANÇA OU ADOLECENTE. CRIANÇA QUE GOSTA DE SI MESMA, RELACIONA BEM COM AS DEMAIS E COM OMUNDO.

*O DESENVOLVEMENTO INTELEQUETUAL ESTA LIGADO A AFETIVIDADE. E BOM ESTABELECER VINCULO EFETIVO COM A CRIANÇA. CONVERSRA, APOIAR, OUVIR AS OPINIÕES E JAMAIS TRAIR SUA CONFIANÇA.  SÃO FORMAS DE CONQUISTAR O RESPEITO E AMIZADE.

*SER AMIGOS DOS CATEQUIZANDOS NÃO É DEIXÁ-LOS FAZRE O QUE QUEREM. REGRAS CLARAS, COMO: LENVANTAR A MÃO PARA FALAR, PEDIR LICENÇA, FALAR POR FAVOR EOBRIGADO, SÃO VALORES QUE SAEM DE MODA.

*LEVAR REVISTAS, JORNAIS, LIVROS QUE CONTEM HISTIRAS PODE RELACIONAR AO TEMA DO DIA DESPERTA O INTERECE, POIS A IMAGINAÇÃO É FÉRTIL. CONCEGUE-SE QUE O CATEQUIZANDO SEJA LEITOR DA BIBLIA, CONTANDO EM DINAMICA AS HISTORIAS QUE ELA CONTEM.

*FAZ-SE NECESSARIO ATENÇÃO PARA QUE AJA APRENDIZAGEM, REGRAS PARA CONSEGUIR ATENÇÃO.

*A ATENÇÃO PRECISA DE VARIAÇÃO DE ESTIMULOMODIFICAR O AMBIENTE,USAR CARTAZES, VIDIOS CURTOS, ILUSTRAÇÕES, SSPENSE... A ROTINA MATA A ATENÇÃO.

*FAZER DEIXAR QUE ELES FAÇAM AS ATIVIDADES, O MATERIAL ILUSTRATIVO,É MAIS IMPORTANTE QUE LEVAR TUDO PRONTO.

* VARIAR O TOM DA VOZ. FALAR EM VOZ MAIAS BAIXA,  MAIS ALTA, IMITANDO PERSONAGENS AO CONTAR HISTORIAS. JAMAIS GRITAR. QUANTO MAIS O CATEQUISTA GRITA, MAIS AJITAS E REVOTADAS AS CRIANÇAS FICAM. RESPEITO SE CONQUISTA NÃO SE IMPOEM.

*AMAR  O MINISTÉRIO CATEQUETICO. É UMA MISSÃO ASSUMIDA COM ALEGRIA E RESPONSABILIDADE. É PRECISO ESTAR MOTIVADO INTRIORMENTE. O CATEQUISTA ESTA PLANTANDO. DAQUI A CEM ANOS AINDA ESTARA COLHENDO FRUTOS.

* PLANEJAR OS ENCONTROS DE FORMA QUE SOS CATEQUIZANDOS NÃO FIQUEM DESECUPADOS.ELES TEM MUITA ENEGIA E PRECISA ESTAR OCUPADO O TEMPO TODO.A DESCUPAÇÃO CAUSA INDICIPLINA.

*TER FICHAS DE HISTORIAS BIBLICAS. A CRIANÇA, AO TERMINAR A ATIVIDADE PROPOSTA,PODE PEGAR UMA FICHA E OCUPAR-SE. PODE LEVAR TMBEM PARA CASA. E  IMPORTANTE ABRIR ESPAÇO PARA CONTAR A HISTORIA QUE LEU. A LEITURA PODE SER FEITA EM GRUPO APRESENTADA EM FORMA DE ENCENAÇÃO.

*ESTABELASER AMBIENTE DE DIALAGO, ONDE TODOS TENHAM O DIREITO DE DIZER OQUE ACHAAM.

*TRABALHO EM GRUPO SÕ OPORTUNIDADE PARA ESTA FAXA ETARIA.

*INTERVIR MOMENTANIAMENTE NAS ENTRIGAS COGIDAS ENTRE ELES.EVITAR RETOMAR AS BRIGAS. AS CRIANÇAS ESQUESEM LOGO.

*CONVERSAR COM OS CATEQUIZANDO COM NATURALIDADE SOBRE SXUALIDADE, AMIZADE, PROJETO DE VIDA E FAMILIA.

*VALORIZAR AOPINIÃO PROPIA ORIENTANDO SE FOR PRECISO.

*DIRECIONAR AS LIDARANÇAS QUE SE DESTACOM NA TURMA, DE FORMA QUE SEJA UM LIDER POSITIVA, COORDENADO AS ATIVIDAS EM GRUPOS.

*CRIANÇA COM DIFICULDADE PRECISA DE MAIS ATENÇÃO. SE TE DIFICULDADE, É PORQUE TEM PROBLEMAS. O SEGREDO E TRATA-LA COM CARINHO E AFÉTO, FAZER-SE PRESENTE NAS SUAS DIFICULDADES E OFERECER-LHE SEGURANÇA.

* UMA MANEIRA DE AMARRAR UM ENCONTRO A OUTRO, FIXAR E TRAZER PRESENTE OQUE FOI TRABALHDO NO ENCONTRO ANTERIOR. FAZER NO INICIO DO ENCONTRO UMA BREVE REVISÃO.

* AMEAÇAR SO COM QUE PODE COMPRIR PARA NÃO PERDER O CREDITO, COM OS CATEQUIZANDOS. POR OUTRO LADO E PRECISO COBRAR COMPROMIÇO E UMA FORMA DE VOLORIZAER OQUE A CRIANÇA FEZ.

* PASSAR ORIENTAÇÕES CLARAR E PRECISAS SOBRE O TRABALHO EXIGIDODO CATEQUIZANDO. SE  É TRABALHO DE PESQUISA INDICAR ONDE É ENCONTRDO.

*OVIR AS VERSÃO DAS CRIANÇAS, ANTES DE PENSAR EM PUNIÇAÕ. NESTA IDADE ELAS TEM UM SENSO DE JUSTIÇA MIUTO GRANDE E SE REVOLTACO INJUSTIÇAS.

*O ADOLECENTE GOSTA DE MEDIR FORÇAS; NÃO SE COLOQUE NA SITUAÇÃO DE BATE BOCA COM ELES. ESPERE O MOMENTO OPORTUNO E CONVERSE.

               CONSIDERÇÕES FINAL.

OS NOSSOS DESAFIOS COMO CATEQUISTAS SÃO GRANDES, MAS TAMBEM SÃO APAIXONANTES.

E MARAVILHOSO PERCEBER QUANTAS RESPONSABILIDA TEMOS PARA COM NOSSAS CRIANÇAS E ADOLECENTES. ISTO NOS TORNA ÚNICO NA VIDA DE CADA UM DELES.

E NECESSARIO CULTIVAR AS CLALIDADES QUE JÁ TEMOS E SUPERA-NOS A CADA MOMENTO. É ESTA BUSCA CONSTANTE QUE NOS LEVA A REALISAÇÃO PESSOAL E ESPÍRITUAL.






























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