quarta-feira, junho 19

TOME SUA CRUZ E SIGA ME

Tome a sua cruz e me siga
(Montar cruzes de papelão que depois será usada durante a celebração. Palavras devem ser de sentimentos variados – exemplo: fé, amor, ódio, carinho, rancor, inveja, egoísmo, alegria etc.. Precisa-se preparar as crianças antes, orientando-as no sentido de montar as cruzes, conforme o que já está escrito.).

Acolhida – Boa noite, queridas crianças! Boa noite a todos aqui presentes.

- Olha só o que temos aqui?!

Temos 3 cruzes e eu vou chamar então 3 crianças pra fazer um joguinho para mim.

É assim... Aqui perto das cruzes, eu tenho várias palavras que representam sentimentos bons e ruins que podemos relacionar com as cruzes. Eu preciso que vocês, em um minuto, preguem todos esses sentimentos de forma organizada nessas cruzes, vamos lá? Pregando as palavras.

Vamos então descobrir o que as crianças pregaram como sentimentos em cada uma delas?

Nossa!!! Nessa cruz aqui só pregaram sentimentos ruins. Será que se fôssemos carregá-la teríamos facilidade? Sabiam que tem muita gente que carrega esse tipo de cruz?

Vamos ver essa outra aqui..... Nessa só tem sentimentos bons. Vamos ler quantos bons sentimentos têm nela? Vimos que essa cruz se carrega com alegria, sentindo que cada passo nesse caminho valerá a pena. Tem gente que vive assim também , que bom!

Vamos ver essa outra?

Nessa, estão misturadas coisas boas e coisas ruins. Acho que essa aqui é um pouco da cruz que a maioria das pessoas carrega, não é mesmo?

Agora, crianças, vamos imaginar que a gente pode escolher a cruz que desejamos carregar. Qual delas carregaríamos?

Essa cheia de dores e tristezas? Essa cheia de alegrias e sentimentos bons, ou essa com coisas boas e coisas ruins, mas sabendo que ela se parece muito com a que temos?

É, crianças, na hora de escolher todo mundo sabe qual a melhor, não é? É essa aqui, onde só tem alegrias. Contudo para gente ter uma cruz assim, é preciso passar por essas outras aqui. Pois a nossa vida é uma mistura de sentimentos, nós é que fazemos à escolha certa deles.

Sabemos que Jesus nos pede renuncia até de nós mesmos, nos pede para carregarmos nossas cruzes e nos fala que até Ele, filho de Deus, também carregou sua cruz e, em momento nenhum, fez renúncia dela.

Por isso crianças, precisamos ouvir o chamado de Jesus e carregarmos com fé, coragem e alegria nossa cruz, fazendo dela nossa chave para o céu.

Todos em pé vamos cantar saudando o nosso Jesus que nos ajuda todos os dias a carregar nossa cruz;

Ato penitencial – (Lâmina com Jesus pregado na cruz , ele como o rei que eles esperavam e assim por diante .)

Jesus exigiu muito do povo de sua época, queria que mudassem de vida , que renunciassem a si mesmos e fossem caminhar com ele, cada um carregando sua cruz . As pessoas que o encontraram tiveram que aprender muito com ele Eles tiveram certas expectativas de Jesus; mas ele, por sua vez, não queria dar conta de todas elas, pois o interesse de Jesus sobre os homens era diferente dos homens para com ele .

Há séculos o povo de Israel esperava um messias como sacerdote e rei. Pensavam que ele iria nascer num palácio, com esplendor e riqueza.

Mas ele nasceu pobre num estábulo... Muitos esperavam que ele fosse aparecer como rei poderoso e libertador político, libertando o povo da ocupação romana. Jesus, porém, não subiu ao trono de Davi. Ele teve que sofrer, foi pregado na cruz e libertou pessoas de fardos bem diferentes: de sua culpa, da mortalidade de sua vida, de seu medo...

Este sim, é o rei que todos nós temos. Mas será que também nos decepcionamos com ele esperando muito mais dele? Temos vergonha de ele nos apresentar de forma tão simples, tão diferente do rei que esperávamos?

Será que realmente entendemos o valor da cruz e de seguir Jesus em nossa vida, ou andamos parados com uma cruz infestada de dúvidas e temores, pecados e mal feitos esperando ainda um novo rei???

Por isso, crianças, temos que pedir perdão ao nosso Jesus, pelas muitas vezes em que paramos na imagem dele na cruz e não conseguimos vê-lo fora dela , em seu estado de glória e vitória .. Estamos agarrados somente em valores humanos e nos pecados que não nos deixam caminhar. Peçamos ,então, perdão ao nosso Jesus, cantando

Leitura – Agora é momento de ouvirmos nossa leitura de hoje. Para que possamos captar as mensagens que Deus nos coloca é preciso atenção e silencio. Vamos nos preparar para ouvi-la ?

Aclamação - Agora é Jesus que irá nos falar, ele anunciará a todos sobre a sua morte, mas acontece que os discípulos acreditavam que ele poderia sair dessa situação quando quisesse.

Mas vejam só a resposta que Jesus deu a eles...

Espere!!! Acho melhor ouvirmos depois de cantar bem bonito pra Ele . Vamos todos então ficar em pé e aclamar as suas palavras cantando com alegria.
Missa elaborada por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

Um comentário:

  1. Olá:

    A TV Criança Católica está no ar!
    Produzimos vídeos para evangelizar e divertir as crianças e famílias.
    Assista nossos vídeos gratuitamente em:
    www.tvcriancacatolica.blogspot.com

    Ajude-nos a divulgar!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir