sexta-feira, junho 28

SÃO PEDRO COM AS CRIANÇAS

São Pedro e São Paulo
Acolhida –Bom dia queridas crianças , boam dia , a todos aqui presentes ,sejam todos bem vindos a esta celebração

Hoje como vocês podem ver ,estamos celebrando a festa de são Pedro e de São Paulo .

Vamos conhecer um pouquinho da vida desses dois santos?

Vejam aquele lá é são Paulo – Ele nasceu numa cidade chamada Tarso era judeu, perseguia os cristão, mas um dia ele "caiu do cavalo", durante uma viagem a cavalo ele viu uma luz muito forte que odeixou cego e essa luz era Jesus que perguntou a ele porque perseguia os cristão. Então Paulo procurou um sacerdote para redimir dos seus pecados e desse dia em diante Paulo foi um dos grandes anunciadores de Jesus Cristo.

Agora aquele ali é Pedro – Pedro era um pescador, sem muita instrução, homem muito simples, porém franco, bondoso e muito temente a Deus .( Ah,Jesus conhecia bem esse coração) Era irmão de Tiago, João e André . André, estava no rio Jordão, quando João Batista batizou Jesus . Chegou em casa e contou a Pedro que ele tinha visto o Senhor .

Pois, Pedro não sossegou enquanto André não o levou para conhecer Jesus . E a partir daí, crianças , apesar de Pedro ter negado a Jesus por 3 vezes , foi ele quem fez a maior manifestação de amor a Jesus . Por isso Jesus confiou a ele a chave da Igreja, fez com que seu nome fosse a pedra que fundamentasse a igreja que hoje estamos presente .

Pedro , grande discípulo de Jesus , levou a sua causa até a morte e ergueu hoje a igreja que tanto amamos ,

De pé com alegria ,vamos iniciar a nossa festa de todos os santos louvando e cantando ao deus de nossa vida

Ato penitencial – (Falar coloquialmente)

Ô comadre - outro dia eu fiquei pensano sabe que as coisas estão mesmo feia pro lado dos santo, sabe?!

Comadre 1- Mas por que, comadre? Os santos tão feliz ora, é dia das festas deis?

Comadre - Mas cê num sabe, porque eles vieram pra mostrar que a gente tem que cê boa né?! Acontece que o povo da cada veiz pió

Comadre1- mas como assim ?

Comadre - outro dia, eu tava na janela da minha casa quando eu vi um pobre pedindo comida na casa do orozimbro, ai né, eu vi eles falano assim: tem nada pra comê não, minino? Passa outra hora! E depois eles entraram porá dentro e foram pra aquela festança, tinha churrasco e tudo mais, era um cheiro de carne assada de matar de fome. Mas pra pobre não tinha nada .

Comadre - a minha fia, a coisa anda feia mermo. Outro dia aconteceu lá pro lado da minha casa eu fui de casa em casa pra chama o povo pra reza no setor. Icha muié do céu, não achei ninguém,, ninguém tinha tempo pra rezar, dava todo mundo ocupado demais, mas depois cumadre, qdo eu passei pra chamar pra festa da rua que era tudo dado, gente aquilo lotou que num dava nem pra andar, tava durinho de gente, rezar quer não, mas festança é só chamar.

Comadre1- pio ocê num sabe . Acontece que eu fui fazer a campanha do agasalho pra dar aos pobres, pedi uns sapatinhos coisas assim. Cê credita quim ninguém quis me dar ? Diziam que não tinham, mas é só bota nova que passa, pra lá e pra cá, tem de todo tipo baixa, alta, cano longo, cano curto. Cada uma das mulheres tem quase uma dúzia de botas, mas aí... Se a gente pedir pra elas dá um pro pobres.

Comadre – Minina , cê num sabe , o quê que a gente vê hoje em dia é só rodinha de mulher . E elas falam viu : elas falam de quem separou , emagreceu. emagreceu .. é uma inveja, uma fofoca que não acaba mais. Garanto que são João teve tá torcendo de raiva desse povo

Comadre 1 – E ocê acha que é só os muié que fica de roda? Os homi agora tá copiando moda, minha fia. Esses agora deu pra ficar em roda só fala de cerveja, baralho, futebol, mulher boa... mulher fruta ...De Deus, cumadre, ninguém fala mais.

Comadre - E imagina ,cumadre. Deus mandou os santos pra gente achar o caminho do céu e parece que o povo não está mais escutando os santos chamar .

Cumadre 1 – É cumadre, acho mio chamar as crianças pra baixar a cabeça, fechar os olhos e pedi perdão pelas vezes em que escutamos o mundo e não escutamos Deus na nossa vida. Agora que a gente pediu perdão , vamos cantar pra Deus mais um vez nos ouvir .

Cumadre – Então, vamos cantar cumadre?
Missa elaborada por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

domingo, junho 23

NOVO SACRÁRIO

Estamos em plena festa de São Pedro aqui em nossa paróquia, começou dia 20-06 e só termina dia 30-06, temos muitas atrações musicais e, temos binguinho todos os dias e o bingão com carro, motos e tvs, no dia 30-06.
Estamos também fazendo novena de São Pedro hoje sera o 4º dia.
E nossa matriz já ganhou sacrário novo,muito lindo.
PARABÉNS O PE. PELA ESCOLHA.

quarta-feira, junho 19

TOME SUA CRUZ E SIGA ME

Tome a sua cruz e me siga
(Montar cruzes de papelão que depois será usada durante a celebração. Palavras devem ser de sentimentos variados – exemplo: fé, amor, ódio, carinho, rancor, inveja, egoísmo, alegria etc.. Precisa-se preparar as crianças antes, orientando-as no sentido de montar as cruzes, conforme o que já está escrito.).

Acolhida – Boa noite, queridas crianças! Boa noite a todos aqui presentes.

- Olha só o que temos aqui?!

Temos 3 cruzes e eu vou chamar então 3 crianças pra fazer um joguinho para mim.

É assim... Aqui perto das cruzes, eu tenho várias palavras que representam sentimentos bons e ruins que podemos relacionar com as cruzes. Eu preciso que vocês, em um minuto, preguem todos esses sentimentos de forma organizada nessas cruzes, vamos lá? Pregando as palavras.

Vamos então descobrir o que as crianças pregaram como sentimentos em cada uma delas?

Nossa!!! Nessa cruz aqui só pregaram sentimentos ruins. Será que se fôssemos carregá-la teríamos facilidade? Sabiam que tem muita gente que carrega esse tipo de cruz?

Vamos ver essa outra aqui..... Nessa só tem sentimentos bons. Vamos ler quantos bons sentimentos têm nela? Vimos que essa cruz se carrega com alegria, sentindo que cada passo nesse caminho valerá a pena. Tem gente que vive assim também , que bom!

Vamos ver essa outra?

Nessa, estão misturadas coisas boas e coisas ruins. Acho que essa aqui é um pouco da cruz que a maioria das pessoas carrega, não é mesmo?

Agora, crianças, vamos imaginar que a gente pode escolher a cruz que desejamos carregar. Qual delas carregaríamos?

Essa cheia de dores e tristezas? Essa cheia de alegrias e sentimentos bons, ou essa com coisas boas e coisas ruins, mas sabendo que ela se parece muito com a que temos?

É, crianças, na hora de escolher todo mundo sabe qual a melhor, não é? É essa aqui, onde só tem alegrias. Contudo para gente ter uma cruz assim, é preciso passar por essas outras aqui. Pois a nossa vida é uma mistura de sentimentos, nós é que fazemos à escolha certa deles.

Sabemos que Jesus nos pede renuncia até de nós mesmos, nos pede para carregarmos nossas cruzes e nos fala que até Ele, filho de Deus, também carregou sua cruz e, em momento nenhum, fez renúncia dela.

Por isso crianças, precisamos ouvir o chamado de Jesus e carregarmos com fé, coragem e alegria nossa cruz, fazendo dela nossa chave para o céu.

Todos em pé vamos cantar saudando o nosso Jesus que nos ajuda todos os dias a carregar nossa cruz;

Ato penitencial – (Lâmina com Jesus pregado na cruz , ele como o rei que eles esperavam e assim por diante .)

Jesus exigiu muito do povo de sua época, queria que mudassem de vida , que renunciassem a si mesmos e fossem caminhar com ele, cada um carregando sua cruz . As pessoas que o encontraram tiveram que aprender muito com ele Eles tiveram certas expectativas de Jesus; mas ele, por sua vez, não queria dar conta de todas elas, pois o interesse de Jesus sobre os homens era diferente dos homens para com ele .

Há séculos o povo de Israel esperava um messias como sacerdote e rei. Pensavam que ele iria nascer num palácio, com esplendor e riqueza.

Mas ele nasceu pobre num estábulo... Muitos esperavam que ele fosse aparecer como rei poderoso e libertador político, libertando o povo da ocupação romana. Jesus, porém, não subiu ao trono de Davi. Ele teve que sofrer, foi pregado na cruz e libertou pessoas de fardos bem diferentes: de sua culpa, da mortalidade de sua vida, de seu medo...

Este sim, é o rei que todos nós temos. Mas será que também nos decepcionamos com ele esperando muito mais dele? Temos vergonha de ele nos apresentar de forma tão simples, tão diferente do rei que esperávamos?

Será que realmente entendemos o valor da cruz e de seguir Jesus em nossa vida, ou andamos parados com uma cruz infestada de dúvidas e temores, pecados e mal feitos esperando ainda um novo rei???

Por isso, crianças, temos que pedir perdão ao nosso Jesus, pelas muitas vezes em que paramos na imagem dele na cruz e não conseguimos vê-lo fora dela , em seu estado de glória e vitória .. Estamos agarrados somente em valores humanos e nos pecados que não nos deixam caminhar. Peçamos ,então, perdão ao nosso Jesus, cantando

Leitura – Agora é momento de ouvirmos nossa leitura de hoje. Para que possamos captar as mensagens que Deus nos coloca é preciso atenção e silencio. Vamos nos preparar para ouvi-la ?

Aclamação - Agora é Jesus que irá nos falar, ele anunciará a todos sobre a sua morte, mas acontece que os discípulos acreditavam que ele poderia sair dessa situação quando quisesse.

Mas vejam só a resposta que Jesus deu a eles...

Espere!!! Acho melhor ouvirmos depois de cantar bem bonito pra Ele . Vamos todos então ficar em pé e aclamar as suas palavras cantando com alegria.
Missa elaborada por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

quarta-feira, junho 12

DIA DOS NAMORADOS

Maria Prado para José Prado


OLA BOA TARDE A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA ESTEJA COM CADA UM DE NÓS NESSA QUARTA FEIRA ,ONDE SE COMEMORA O NIVER DA NOSSA CIDADE DE MATINHOS E TBM COMEMORAMOS O DIA DOS NAMORADOS ,EU JA RECEBI FLORES E VC ? JA SE FAZ 33 ANOS QUE EU TENHO MEU ETERNO NAMORADO ,MEU ESPOSO ,QUE DEUS TE CONSERVE SEMPRE EM SEU AMOR DE PAI E DE UM GRANDE HOMEM DE UM CORAÇÃO IMENSO ESSE SIM É SEM FRONTEIRA TE AMO E MUITO .

 

domingo, junho 9

PECADORA


CELEBRANDO COM AS CRIANÇAS; EVANGELHO DE LUCAS 7,36-8,3.

BOM DIA QUERIDAS CRIANÇAS SEJAN BEM VINDA, POIS  JESUS AS AMA MAIS QUE TUDO.

Hoje queridas crianças vamos conhecer um pouquinho mais do amor de Jesus para com os pecadores arrependidos.

Hoje Jesus vai nos falar no santo evangelho sobre a mulher pecadora, Jesus é convidado para ir comer na casa de um fariseu, então Jesus entra se põe a mesa para refeição. Vocês vão ver que Jesus tem um grande amor para com aquela pecadora, pois é mesmo assim. Deus não gosta do pecado, mas ama muito o pecador ainda mais quando ele se arrepende com fez esta mulher do evangelho.

Vocês observem que o fariseu convidou Jesus para refeição, mas não lhe deu a atenção divida não lhe deu água para lavar os pés, não lhe deu o beijo de saudação e, não lhe ungiu com o olé santo.

Mas naquela cidade também tinha uma mulher que era tida pelos moradores como grande pecadora. Mas esta mulher tinha também um grande amor para com Deus, vejam só  o que ela fez por amor a Jesus.

 Quando ela soube que Jesus estava a casa do fariseu, ela trouxe um vazo  cheio de perfume, postou-se por traz dos pés de Jesus e lavou-o com as lagrimas, vejam ela não tinha toalha mas com os cabelos ela enxugou e, com o perfume ela ungiu os pés do senhor.

Então o fariseu que não soube acolher Jesus em sua casa vendo aquela sena encheu-se de ciúme, e começou a murmurar. Se ele fosse um profeta saberia quem é esta mulher.

Mas Jesus conhecendo seus pensamentos disse a ele, Simão, tenho uma coisa para lhe dizer, fala senhor disse o fariseu.

Então contou uma historia certo credor, tinha dois devedores, um que lhe devia cinquenta reais e, outro que lhe devia quinhentos reais, como não tinha com que lhe pagar perdoou a divida dos dois, qual deles o amara mais? Respondeu lhes Simão acho que aquele que perdoou mais, respondesses  bem disse-lhes Jesus.

Então Jesus disse Simão, quando entrei aqui você não me deu água para lavar os pés, não deu o beijo de saudação, e não me ungiu com o óleo santo, veja esta mulher desde que chegou aqui ela não parou de chorar lavando com suas lagrimas os meus pés enxugando com seus cabelos e, ungindo com o perfume. Por este motivo todos os seus pecados estão perdoado porque ela demonstrou muito amor e, disse para ela tua fé te salvou vai em paz.

Estão vendo crianças e povo de Deus? Jesus é assim não importa o tanto nem o tamanho do pecado que cometemos. O que importa para ele nos perdoar é nosso arrependimento sincero.

ATO PENITENCIAL

Vamos avaliar nossa consciência, para com os nossos irmãos, como é que nós lidamos com perdão?Jesus perdoou a pecadora arrependida? E nos perdoamos as pessoas que eram contra nós quando elas se arrependem? E nos pede perdão ou as deixamos de lado?

Quando perdoamos aceitamos as pessoas junto de nós?  Ou é elas pra La e nos pra Ca?Perdoar é amar e aceitar o outro de volta.

E agora com este sentimento de amor vamos pedir perdão a deus cantando o ato penitencial.

Todos em pé.

Concluir no jornalzinho todos repetindo.

Conto para a água benta.

GLORIA

Canto de louvor.

ORAÇÃO

LITURGIA DA PALAVRA

Voltemos para nossos lugares para ouvir a palavra de Deus.

 

quarta-feira, junho 5

CATEQUESE


Entre elas está a CATEQUESE.  

O momento da catequese é aquele que corresponde ao período em que se estrutura a conversão a Jesus Cristo, oferecendo as bases para aquela primeira adesão (DGC 63).

terça-feira, junho 4

CHAMADO DE JESUS


E este chamado de Jesus, « arrependei-vos e crede no Evangelho »
 (Mc 1,15), continua a ressoar hoje, mediante a evangelização da Igreja, que pode ser realizada de muitas formas

domingo, junho 2

IDE POIS


O Senhor precisa de mim! Sou batizado, confirmado e responsável para que as pessoas à

minha volta façam a experiência de Deus e cheguem ao conhecimento da Verdade.” (1Tm 2,4)

sábado, junho 1

MISSAÕ DA IGREJA

A Igreja « existe para evangelizar », isto é, para « levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transformá-las a partir de dentro e tornar nova a própria humanidade », conforme nos ensina o Papa Paulo VI na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi (EN 14).