quinta-feira, junho 5

MISSA COM CRIANÇAS

Pentecostes
Acolhida – Bom dia, queridas crianças. Bom dia a todos aqui presentes.

Hoje um dia muito especial pra nossa igreja, celebramos o dia de Pentecostes.

Vocês sabem crianças o que é Pentecostes?

Pois hoje eu vou contar tudo certinho para vocês.

Depois que Jesus morreu os apóstolos e mais seus seguidores, junto a sua mãe Maria, ficaram todos juntos dentro de uma casa rezando, rezando muito para que tivessem coragem de enfrentar o mundo e falar do que havia conhecido ouvido e testemunhado sobre Jesus, mas faltava-lhes ânimo, motivação para isso pudesse acontecer.
Acontece que um dia, enquanto estavam orando, veio um vento muito forte que abriu as janelas e entrou pela casa trazendo línguas de fogo que vinham do céu e a todos tocavam despertando-os, encorajando-os, motivando-os a falar de Jesus aos outros. E o mais impressionante, crianças, é que eles começaram a falar em diversas línguas, coisa que antes ele não faziam. Desta forma todos criaram coragem e saíram pelo mundo falando de Jesus, testemunhando tudo que viram e ouviram dele.

A essa vinda de fogo sobre os discípulos de Jesus chamamos de Pentecostes que foi: a descida do Espírito Santo sobre eles.

Pentecostes então é a descida do Espírito Santo de Deus sobre os apóstolos.

Agora crianças, todos em pé, vamos nos encher da presença do Espírito Santo e cantar bem bonito o canto de entrada.

Ato penitencial – Na acolhida estávamos falando que Pentecostes foi à descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. Mas não é só sobre os apóstolos que o Espírito Santo desce não. Ele desce também sobre cada um de nós. É Ele que nos enche de coragem, de fé, de amor, de vontade de sempre estarmos unidos em Deus, na partilha, na alegria e em tantos outros dons.

Mas acontece que o encardido, aquele nosso inimigo e de Deus também, encheu nosso mundo de coisas que nos fazem esquecer os presentes de Deus. Ele nos envia também línguas de pecado, cheias de mentiras, de fofocas, de desobediências, de raivas, de desunião, de fraquezas, de tantas outras coisas que nos parecem simples, no entanto nos contaminam com o erro.

Por isso, hoje, crianças, vamos pedir a Deus que nos afaste desse pecado, desse mal que aflige nosso coração e nos faz sofrer, fazendo sofrer o nosso irmão também. Peçamos perdão cantando e recebendo do Espírito de Deus, dessa forma viveremos nossos dons distribuindo-os entre os nossos irmãos também. Vamos fazer nosso pedido de perdão cantando.

Leitura – Agora, crianças, o Espírito Santo de Deus se manifesta de forma suave e forte, dando coragem a todos que estavam reunidos em nome do Senhor. Vamos então ouvir com muita atenção a nossa leitura de hoje .


Ofertório – Vocês sabem crianças que a festa de Pentecostes significa também o início da Igreja, seu nascimento, a coragem que faltava aos seus seguidores de falar de Deus aos outros.

Deus nos presenteou com a presença viva de seu Espírito Santo com 7 grandes dons. Vamos oferecer ao nosso Deus a alegria de vivermos cada um desses dons em nossa vida.

Oferecer a nossa vivência com o dom da sabedoria que sabemos que na bíblia sabedoria significa bem-viver e, é assim, que devemos viver ser sábios diante da vida que Deus nos oferece.

Oferecemos o dom da inteligência, inteligência é a pessoa que está com os pés no chão e sabe discernir o que acontece a sua volta, para que assim possa enxergar mais as necessidades de nossos irmãos e com sua inteligência possa encontrar saídas para ajudá-los.

Oferecemos o dom do conselho esse dom que nos ensina a estarmos aberto à graças ao Espírito Deus que nos orienta no caminho da vida. Se assim o seguirmos teremos sempre a certeza de caminharmos certos com sua presença em nós.

Oferecemos o dom da fortaleza – com esse dom nos tornamos fortes para não tropeçarmos diante de nossas dificuldades e das propostas enganadoras.

Oferecemos o dom da ciência – ou do conhecimento ajuda-nos a aplicar as luzes obtidas em favor da vida e do bem-estar dos menos favorecidos. Com esse dom ofertamos o meu desejo de buscar a justiça para todos.

Oferecemos também o dom do temor de Deus, aqui não se trata de medo, mas de respeito. Esse dom nos ajuda a dar a Deus o seu devido valor e lugar em nossa vida

E, por ultimo, junto ao pão e ao vinho oferecemos o dom da piedade, a piedade relaciona-nos com Deus e torna-nos sensíveis aos irmãos. Ter piedade não é ter dó, mas é ter um coração dócil a Deus e cultivar a oração.

Todos esses dons são presentes de Deus para nós e nossa oferta é colocá-las em prática no nosso dia a dia como nossa missão a Deus e aos irmãos.

Ação de graças – Outro dia, crianças, ouvi uma criança com seu avô conversando lá no banco do jardim. Eu achei interessante porque o que o avô falava serviu muito pra mim. Foi mais ou menos assim.
_Ô vô, lá na minha escola a tia falou que dentro de nós existem dois lobos, é verdade?
_ É sim, minha netinha.
_ Ela disse também que esses dois lobos vivem brigando, cada um querendo mandar mais do que o outro.
_ É verdade, minha netinha. Um: lobo é o lobo bom, o outro é o lobo mau.
_ Vovô, qual é o lobo que irá vencer?
Então o avô segurou bem sua netinha, olhou bem dentro de seus olhinhos e disse.
_ Vai ganhar o lobo que você alimentar melhor!
Quer dizer... Se você alimenta sua vida de pecado é o lobo mau quem vai vencer e você ficará tomada pela raiva, pelo ódio, pelo desamor. Mas se você alimentar o lobo bom, aquele que quer fazer sempre o bem, então você estará alimentando sua vida com a presença do Espírito Santo e assim estará sempre no caminho certo.
Então, crianças. Vamos sempre nos alimentar da chama do Espírito Santo para que assim fiquemos sempre acesos no amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário