quinta-feira, maio 23

MISSA COM CRIANÇAS

Trindade Santa
Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.

Crianças, vejam bem o que eu tenho lá na imagem do data show . O que é aquilo lá?

Ah , é um trem . Mas o que falta pra ele ser um trem que ande?Sim agora nós temos o trem e o trilho, agora é só colocá-lo pra funcionar, não é mesmo? Vamos lá maquinista vamos colocar esse trem pra andar.

Não quer andar? Mas por que será? O que será que está faltando para nosso trenzinho andar, crianças?

Ah... está faltando o combustível que é aquele que faz toda essa máquina se movimentar . Coloque então, seu maquinista, fogo na fornalha e o carvão que é o combustível desse trem pra queimar para nosso trenzinho deslizar sobre os trilhos...

Agora sim , ele pode andar porque tem o que é necessário : trem , os trilhos e o combustível .

Mas vocês devem estar se perguntando o que tem isso a ver com a missa?Tem tudo a ver , sabem por que ? Vocês viram quantas coisas foram necessárias para nosso trenzinho andar e colocar nosso mundo em progresso ? Foi preciso um trilho, um trem e um combustível ,três fazendo o papel de um , levando vida nova a tantas regiões do mundo ,mesmo não sendo iguais , cada um tendo uma função , eles trabalharam em conjunto pra que tudo desse certo .

Assim também é a Santíssima Trindade, ao qual estamos celebrando hoje a sua grande festa . A festa dos três em um .

Vamos entender isso melhor : Deus é quem faz o papel da grande máquina que leva a alegria da vida , Jesus que é o trilho a nos conduzir no caminho certo e o combustível é o Espírito Santo que nos move sempre a viver como as outras pessoas do pai e do filho nos ensina. Com toda essa força conosco podemos conduzir nossa vida seguros e felizes com a presença da Santíssima Trindade em nossa vida.

Todos em pé e com alegria da presença de Deus , de Jesus e do Espírito Santo em nossa vida vamos cantar pra iniciar nossa celebração .

Ato penitencial – Hoje,crianças, temos muito a pedir perdão a essa máquina que nos movimenta que são as três pessoas da Santíssima trindade em nossa vida ... pedir perdão ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo por tantos erros, falhas que vamos cometendo por toda a nossa vida contra as tres pessoas tão sagradas e a cada pedido vamos acompanhar respondendo :

Criança – Pai do céu , senhor de nossas vidas . Nós te pedimos perdão pelas vezes em que somos mentirosos , em que somos egoístas e que não buscamos conhecê-lo como deveríamos . Por isso nós te pedimos

_Perdão, meu Deus, perdão .

2º criança – Jesus, nosso amigo, nós te pedimos perdão por muitas vezes não valorizarmos o seu grande sacrifício de vida e morte QUE VOCÊ FEZ POR NÓS ,em nossas vidas e não seguimos seus caminhos como o Senhor tão bem nos ensinou . Pedimos pelas vezes em que não ouvimos suas palavras, em que por preguiça não vamos a catequese, a missa e não procuramos descobrir o quanto suas palavras modificam nosso coração. Por isso nós te pedimos perdão.

- Perdão, meu Jesus, perdão .

3º criança - Espírito Santo, nós te pedimos perdão pelas vezes em que somos comodistas ,desanimados , em que não manifestamos nosso amor pelas pessoas e pela Santíssima Trindade , em que não obedecemos nosso pais e que não buscamos viver nossa condição de cristãos com fé e amor , nós te pedimos perdão .

_ Perdão , Espírito santo , perdão .

Leitura– Agora sentadinhos, vamos ouvir nossa leitura de hoje.

O apóstolo Paulo anima a comunidade a viver na alegria, no encorajamento, na concórdia, na paz e no carinho uns para com os outros. Vamos todos ouvir com atenção...

Aclamação – Jesus é o maior presente de Deus para a humanidade. O Pai nos ama de tal forma, que enviou seu filho para viver em nosso meio e nos ensinar a construir um mundo cheio de coisas bonitas, como: a solidariedade, a fraternidade e o perdão. Aclamemos as palavras do Senhor, todos em pé ,cantando.

Evangelho – história dos três poderes do pato.

Ofertório - Vejam só que casinhas lindas nós trouxemos pra vocês .. é que como Deus se dividiu em três pessoas para nos mostrar o quanto nos ama e o quanto Ele deseja estar sempre conosco .Eu fiquei imaginando que se trouxéssemos três casinhas poderíamos ofertar "Três" coisas muito importantes na nossa vida para nosso Deus...

Quais coisas seriam estas tão importantes em nossa vida ?

Acho que nessa primeira casinha podemos ofertar a nossa família... nossa mãe.. nosso pai... Irmãos... a vovó ... vovô...e os parentes que consideramos nossa família ( oferecer bonequinhos e colocar dentro das casinhas )

Na segunda casinha podemos ofertar nossas brincadeiras... Brinquedos, momentos em que faz a gente feliz e é essa felicidade que colocaremos nessa casinha para nosso Deus

E na terceira casinha queremos colocar tudo que amamos... nossos estudos.. nossos amigos... Nosso coração feliz em saber que existe um Deus tão grande que se fez em três para me amar ainda mais.

Que o Senhor receba esses nossos presentes, junto ao pão e ao vinho na certeza de nosso grande amor e que ,tudo seja transformado, em mais graça no nosso meio. Amém

Comunhão - Deus... Esse amor permanente em nossa vida nos mostra o quanto é importante sabermos nos dividir, porque quando nos dividimos também recebemos e assim nos tornamos ainda mais fortes... Agora. Jesus se divide entre todos nós, nos oferecendo o seu corpo.. Vamos então ao seu encontro com muita alegria, cantando.

Ação de graças - Chegou o momento de agradecermos às três pessoas da Santíssima Trindade por toda graça que ela proporciona em nossa vida...por toda alegria..por todo amor... Pelo espaço que ela ocupa dentro de nós.

Vamos então rezar juntos essa oração :

Papai do céu

Obrigado por se dividir

Em três pessoas amorosas

No pai que nos guarda sempre

No filho que nos ensina

a viver seu ensinamentos

E no Espírito Santo que nos salva

e nos dá coragem

Amém
 
Missa elaborada por.Solange do Nacimento e Gisela Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário