Acolhida – Ave Maria, mãe de todos nós.
Ave mães Marias que estão hoje entre nós.
Sejam todas muito bem-vindas a esta celebração dedicada exclusivamente a todas as mães.
Boa noite a todos nós, filhos, que tanto amamos e reconhecemos em nossas mães o espelho de bondade e de amor que elas nos transmitem.
Hoje iremos de novo iniciar nossa celebração com uma coroação especial. Nossas pequenas crianças receberão das mãos de suas mães as coroas. E, junto a elas, desejam oferecer a nossa mãe maior, Nossa Senhora este presente tão especial. Que ao receber a coroa das mãos de suas mães, as filhas possam também delas receber todo afeto, toda alegria e todo amor dessa missão tão extraordinária.
Mães e filhas, junto a Maria, celebram hoje a sua festa.
Vamos recebê-las com alegria cantando.
(Entram as crianças à frente. Depois às mães entram e entregam as suas filhas às coroas - uma mãe lê uma mensagem em nome de todas as outras a Nossa Senhora – todas cantam a música da coroação e coroando assim nossa senhora. Rezar uma ave Maria para todas as mães presentes, pelas ausentes e também pelas que agora se preparam para ser mãe).
- Nossa Senhora de Fátima
Nossa senhora de todos nós...
Nossa senhora que apareceu em todos os lugares
Nossa senhora que aparece a cada um de nós
Ave mãe, Maria.
Ave mãe, presença divina.
Ave mãe, cheia de Graça.
Guarda-nos no teu manto
Protege-nos com teu carinho
Ilumine-nos com tua luz
-Seja guia
Seja forte
Seja sempre a mãe
Que queremos para todos nós
Santa mãe de Deus
Santa mãe dos pequeninos
Mãe de Fátima, dos pastorzinhos.
Santa mãe das crianças Formiguenses
Recebam de nós, mães também, a coroa.
Um só povo...
Uma só devoção....
Consagramos nosso coração a vós
Tornando-nos sempre mais irmãos.
Unidos no terço
Unidos na fé,
Compartilhando a graça
De termos juntos
Uma Mulher de fé
Uma nossa senhora de Deus.
Amém.
Ato penitencial –
Queridas crianças, agora é um momento de reflexão, momento de pedirmos perdão pelos muitos erros que cometemos.
E, em especial, vamos refletir sobre nossos atos errados diante daqueles que amamos ou que deveríamos amar mais intensamente, lembrando que hoje no evangelho Jesus nos dia que "Todo aquele que me ama e guarda meus ensinamentos, também será amado pelo Pai".
Vamos pensar em quantas vezes aborrecemos nossas mães pedindo a elas aquilo que elas não têm condições nos dar.
Quantas vezes nos lembramos dela o ano todo para respondê-la mal, para agredi-la com palavras duras e cruéis, pra desobedecê-la e feri-la com nossos atos também?
Quantas vezes somos duros com nossas mães, quando elas não sabem nos ajudar numa lição mais difícil, ou porque ela não tem a cultura que desejávamos que ela tivesse e nem é tão nova quanto queríamos?
Quantas vezes temos vergonha de nossas mães, não entendemos que cada ruguinha impressa em seu rosto ,tem nome , em troca de um amor a nós oferecido?
Quantas vezes é mais fácil culpar nossas mães pelo nosso fracasso e acusá-la de omissão em sua missão que admitir nossos próprios erros?
E nós, mães? Quantos erros também..Será estamos criando filhos com limites , com educação ou estamos terceirizando a educação para a escola , para os avós ou para o mundo ? Que tipo de filhos estamos criando para essa geração? Tiranos ou exemplos de bons filhos?
Estamos realmente assumindo nosso papel de mãe, ou temos somente consciência de que nossa missão é colocá-los no mundo e Deus é quem cuide?
E os pais? Que papel estão exercendo junto das mães na criação dos filhos? Só pensam que trazendo o arroz e o feijão estão criando seus filhos, ou realmente estão juntos da mãe na educação, na imposição de regras e também dando o carinho e a dedicação necessária a todos os eles? Como diz o logotipo " Não basta ser pai , tem que participar "
É, Senhor, temos muito o que refletir sobre nossa missão de mãe , nosso papel de filhos e as condições que estamos colocando os pais . Por isso peçamos perdão, porque somos bem intencionados a mudar, sabemos de nossos erros e pedimos que nos perdoe . Vamos cantar?
Leitura – Assim como a mamãe gosta de contar história pra gente à noite... eu convidei uma mãe também tão especial aqui da nossa celebração pra contar para todos nós o que Deus quer através de sua leitura hoje , então ela irá ler a historinha de hoje ao qual Deus nos confia uma missão especial .
Vamos ouvi-la com atenção e bem caladinhos?
Aclamação – Queridas crianças, é momento de ouvirmos Jesus nos falar, mas antes vamos todos ficar de pé e cantar com alegria saudando suas palavras.
MISSA ELABORADA POR SOLANGE DO NACIMENTO
E GISELA BATISTA