quinta-feira, setembro 13

A FÉ E A AÇÃO DEVEM ANDAR JUNTAS

A fé - caso não seja acompanhada de ação - é vã, visto que é incapaz de gerar a força motriz que irá aproximar-nos da realização de nossos sonhos e ideais.
No entanto, essa ação deve ser correta, justa e honesta. Deve interagir com a fé de modo pacífico e harmonioso e acima de tudo, deve visar sempre o bem maior das pessoas. Devemos refletir: o que eu desejo vai contribuir para a felicidade do maior número possível de pessoas? É prejudicial a alguém? É honesto? Estou sendo egoísta em desejar isso? Após uma análise sincera, devemos agir de modo inteligente visando à concretização do desejo, pois apenas desejar e nada fazer para colocar em movimento a energia necessária para a realização dos planos, é o mesmo que tentar dirigir um automóvel sem antes abastecê-lo com o combustível adequado. Um automóvel totalmente desprovido de combustível não tem a energia propulsora para movimentá-lo, por mais que eu deseje que ele saia da garagem. É impossível! Assim também ocorre com todos os nossos sonhos, metas, planos e ideais. Precisamos ter atitude, ação! E mais que isso: a ação deve ser correta e adequada ao desejo!
Vejamos o exemplo de Naamã (2 Reis 5.1 a 19):
Naamã era o comandante do exército do rei da Síria e gozava de alto conceito perante o rei e o povo, pois era herói de guerra e dera muitas vitórias à Síria, porém, era leproso.
Certa vez ouviu um conselho de sua criada, uma menina israelita, a qual lhe disse para procurar um profeta em Israel e este lhe restauraria a saúde. Naamã assim o fez. Entretanto, ao falar com Eliseu, este lhe orientou a mergulhar sete vezes no rio Jordão e a sua carne se tornaria limpa. Naamã ficou indignado, pois pensou que poderia mergulhar em qualquer outro rio da Síria. No entanto, alguns de seus oficiais lhe aconselharam a seguir as determinações do profeta. Ao aceitar o conselho e mergulhar sete vezes no Jordão, Naamã viu que sua carne havia se curado.
Este bravo oficial sírio somente teve sua saúde restabelecida porque teve fé no Senhor e agiu da maneira adequada à situação, ou seja, tomou a atitude necessária para que sua fé pudesse materializar aquilo que mais ardentemente desejava.
Outro exemplo de fé aliada com ação podemos encontrar em Mateus 15.21 a 28: A mulher Cananéia desejava a cura de sua filha, mas Jesus lhe repudiou com palavras muito duras, que certamente teriam dissuadido muitas outras pessoas. Essa mulher não se deixou abater pela rispidez de Jesus, insistiu com ele e numa atitude de extrema humildade, colocou-se na posição de inferioridade perante os israelitas, porém, merecedora das migalhas que os mesmos recebiam do seu Senhor. Ao perceber a fé dessa mulher, sua coragem e sua atitude correta e digna, Jesus prontamente curou a menina.
Ter fé é fazer algo concreto para que o objetivo seja alcançado. Ter fé é agir, estudar, procurar, trabalhar, pesquisar, envolver as pessoas com amor, carinho e afeto. Ter fé é sentir no coração que o seu desejo puro e honesto já está realizado, mas, concomitantemente, é ter a atitude/ação que conduzirá à realização desse desejo. (Hb 11,1: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem)
Assim como Naamã e a mulher Cananéia souberam discernir e agir, vamos também buscar a ação necessária que nos guiará rumo à realização de nossos sonhos, mas claro, sempre empunhando n’alma e no coração a bandeira da fé, do amor e da esperança!
Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias. (Hebreus 11,30)

Andréa Maria Eberhardt Munhoz

Nenhum comentário:

Postar um comentário