domingo, junho 10

EDUCAÇÃO NA FÉ

Processo Permanente de Educação na Fé

O que significa “processo permanente de educação na fé“? Vamos ver por partes:
Em primeiro lugar, “processo permanente” é uma ação constante e crescente, isto é, uma ação que, a partir do momento em que se inicia, não terá fim seguindo numa progressão. Isso significa que a catequese não pode ficar restrita a uma ação preparatória para os sacramentos de iniciação cristã, mas deve ser uma ação catequética contínua, que perpassa todas as fases da vida da pessoa, possibilitando o amadurecimento da fé e o discernimento diante das transformações pelas quais o mundo passa e que desafiam a vida humana e a vivência cristã, preparando os cristãos e cristãs para enfrentar os desafios e encontrar alternativas na sua caminhada terrena, rumo ao Reino definitivo.
Em segundo lugar, “educação na fé” é aquela que se cultiva tendo como adubo os princípios da fé cristã. A educação não se dá pela absorção de conhecimentos; se assim fosse, não teríamos pessoas que estudam e adquirem muito conhecimento e, no entanto, pecam pela falta de educação, pois no trato com outras pessoas não agem dentro dos critérios sociais que levam a um bom relacionamento. Assim, a educação na fé não pode se restringir à transmissão de conhecimentos religiosos e históricos sobre a ação de Deus e de Jesus. Ela deve penetrar a consciência das pessoas para transformar suas vidas, de modo que vivam como cristãs e cristãos e seu agir seja autenticamente fraterno, compassivo e solidário no relacionamento com o outro: “É nisso que todos saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros“.
Assim, a catequese entendida como “processo permanente de educação na fé“, deve ser uma ação constante e progressiva que possibilite ao catequizando fazer uma profunda experiência de fé que o leve a transformar o próprio agir, ao longo de sua vida, dando testemunho do amor cristão em todas as circunstâncias e lugares.
A catequese deve ser um processo transformador que atinge todas as dimensões da vida humana, durrante toda a existência.


O QUE É CATEQUESE?

O termo CATEQUESE é comum na pastoral da Igreja Católica, geralmente significando o período de formação voltado aos sacramentos, especialmente à Primeira Eucaristia e ao Crisma.
No entanto, ao estudarmos os Documentos da Igreja e em especial o Diretório Geral para a Catequese e o Diretório Nacional de Catequese, fica claro que o seu significado é bem mais amplo. Assim, podemos definir como:
A catequese é um processo permanente de educação na fé que se realiza em primeiro lugar na família, com o apoio da comunidade cristã que assume sua missão fundamental de lançar os alicerces sobre os quais a fé se sustentará. Nesse processo, o catequizando deve ser o protagonista e ter como meta gestar uma história de amor que leve ao relacionamento íntimo com Deus. A catequese é o meio no qual cada um se torna sujeito da própria transformação.
A catequese só se realiza pela imersão na pedagogia de Jesus e na pedagogia de Deus, a pedagogia do amor, do acolhimento, da esperança, da compaixão. Essa imersão se dá em primeiro lugar pelo TESTEMUNHO de vida daqueles que se dedicam a catequizar. A partir desse Testemunho, segue o ANÚNCIO e finalmente se completa com a EXPERIÊNCIA da presença e do amor de Deus.
A experiência de Fé leva a pessoa e a comunidade a crer conscientemente, de tal forma que se sinta encorajada a viver radicalmente a proposta evangélica de Jesus, comprometendo-se com a ação profética que denuncia tudo que não está conforme a vontade de Deus, e anuncia a sua presença no mundo, tornando a própria vida o espaço sagrado onde se dá o encontro com o Pai.
O objetivo primordial da Catequese é levar ao amadurecimento da Fé, que se processa ao longo da vida em distintas etapas, respeitando o tempo necessário a cada um, e dando autonomia às pessoas para que possam compreender por si mesmas qual o caminho a seguir para que se tornem verdadeiros discípulos de Jesus, construtores do Reino de Deus.
[Para conferir e complementar o que foi dito, leia o Capítulo II do Diretório Geral para a Catequese; e/ou o Capítulo 2 do Diretório Nacional de Catequese]
FONTE
MARIA APARECIDA CICCO



 

5 comentários:

  1. Boa Noite, José!
    Acabo de oficializar sua adesão aos Catequistas Unidos!
    Seja bem-vindo!
    Pode fazer o post com a lista atualizada ou se preferir crie uma página para esse fim, fiz um passo a passo aqui neste link.
    http://www.catequesenanet.com.br/2012/04/criando-pagina-para-catequistas-unidos.html


    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ver também a lista atualizada! Seja bem vindo do a nossa família! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. plá acabei ver seu blog comheci ele através da lista atualizada do grupo dos catequista unidos, seja bem vindo e gostei muito do seu cantinho abraços Érica Magro passe por lá no meu também http://ericamagropires.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ola, acabei de ver seu blog na lista atualizada. Que bom que você voltou, seja bem vido, que o Sagrado Coração de Jesus esteja sempre contigo! espero sua visita:http://tiahelenanocoracaodejesus.blogspot.com.br/
    abraços
    Helena

    ResponderExcluir
  5. Oi amigo, como vai?
    quanto tempo!!!
    hoje vou a uma reunião da coordenação e levarei este texto como reflexão, muito obrigada por postar.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir