sábado, maio 28

ORDENAÇÃO EBISCOPAL

Ele assumirá a diocese de Rio Grande
Dom Ricardo Hoepers é 34º bispo paranaense. A ordenação episcopal aconteceu no dia 14 de maio, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Foi nomeado bispo da diocese de Rio Grande (RS),em 17 de fevereiro.
“Nenhum desafio é tão grande quando acreditamos na Igreja enquanto parte do povo de Deus. A alegria é o coração que se abre para a missão e o papa nos pede uma Igreja em saída. Então vamos a Rio Grande levar a alegria de evangelizar, a alegria do Senhor, a alegria das famílias”, disse dom Ricardo durante a celebração.
Centenas de fiéis participaram da cerimônia de ordenação, com presença do clero da arquidiocese de Curitiba. Foram bispos ordenantes o arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo;  o arcebispo emérito, dom Pedro Fedalto; e o bispo emérito de Rio Grande, dom José Mário Stroeher.
“O nosso clero sente-se engrandecido porque um dos seus, que aqui nasceu e cresceu, escolhido pelo papa, agora vai oferecer a outros a riqueza da fé que aqui recebeu”, expressou dom Peruzzo.
Trajetória 
Até a nomeação, padre Hoepers estava como pároco na paróquia Santo Agostinho e Santa Mônica e diretor comunitário do Studium Theologicum Claretiano em Curitiba. Nascido em 16 de dezembro de 1970, ingressou no Seminário Arquidiocesano São José aos 19 anos. Cursou Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Studium Theologicum. Em 1999 foi ordenado presbítero.
O novo bispo fez mestrado e doutorado em Bioética e Teologia Moral na Academia Alfonsiana, em Roma. Atuou como professor na Faculdade Vicentina. Na trajetória como padre, foi diretor da Faculdade de Filosofia da Arquidiocese de Curitiba (2002-2003), coordenador geral do clero (2005 a 2008), membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultadores, além de assessor eclesiástico da Pastoral da Pessoa Idosa, no regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É autor do livro “Teologia Moral no Brasil: um perfil histórico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário