terça-feira, dezembro 31

ANO NOVO

Um ano novo chei de paz, saude e muitas felicidades, são os votos deste blog a todos seus amigos e leitores.
José Jesus Prado

EVITAR EXAGERO NA LEITURAS BIBLICA

Autor: Frei Gilberto Siqueira Alves, OFMCap.©
A Bíblia é a “Carta” de amor por excelência que Deus manifestou para a humanidade. Foi escrita por muitos autores que partiram da mesma fé, ou seja, muitas experiências bem peculiares relatadas em cada conjunto de livros: Pentateuco, Livros Históricos, Livros Sapienciais, Livros Proféticos, Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas Paulinas, Epístolas Católicas e o Livro do Apocalipse.
Temos aí o conjunto do Primeiro e Segundo Testamento. São situações permeadas e registradas à luz do Espírito Santo. Ao ser conservada a história do povo de Deus para nossos dias percebemos que também nós somos chamados à superação de tantas dificuldades que enfrentamos em nosso cotidiano. Mesmo que sejam muitas as provações Deus caminha conosco. Isso é fato! A Revelação de Deus à humanidade foi transmitida e registrada na Bíblia em dois estágios diferentes e complementares: Tradição oral e escrita. Tais experiências salvíficas não eram para ficar em um único período da história.Quando meditamos a Palavra de Deus nos transportamos para a situação vivida pela comunidade e nos indagamos acerca da mensagem que anima e estimula as pessoas. Rezar com a Bíblia é um dos presentes que devemos dar ao nosso coração. Como já dizia Santo Agostinho: “Vós o incitais a que se deleite nos vossos louvores, porque nos criastes para Vós e o nosso coração vive inquieto, enquanto não repousa em Vós”.[1]
É claro que esse processo de memória e escrita foi realizado na parceria de Deus com a humanidade. Por isso que chamamos história da salvação, dirigida a todos nós seus filhos e filhas, muitas vezes ingratos e insensíveis.
A prudente mediação divina nos orienta: quando lemos algo devemos estabelecer critérios para um melhor desempenho e assimilação do que nos é fornecido no texto e sua aplicação na nossa história. No campo religioso é de bom tom atitudes de oração, ruminação e assimilação das inquietações propostas no texto sagrado, sempre guardadas as devidas proporções. A partir dessas perspectivas vemos que quando a Palavra de Deus vem ao nosso encontro não cabe a nós guardá-la, mas socializar as benesses advindas de tão providencial gesto amoroso de Deus que nos quer cônscios de sua vontade e plenos de seu amor.
Estamos situados em uma determinada comunidade de fé. Para facilitar elencamos algumas modalidades de leituras a serem evitadas para não tirarmos a originalidade do texto sagrado, com suas respectivas intuições existenciais e pastorais para os dias de hoje.
1 - Leitura Fundamentalista: o texto genuinamente como se apresenta, literal
  • Só na Bíblia existe a ação única de Deus e pronto
  • Só nela existe o conjunto de verdades sobre Deus
  • De cunho anti-histórico, ou seja, tomado ao pé da letra sem a situação atual do seu contexto. Quando se fecha aos sinais de Deus no cotidiano. Se mostra anti-ecumênica.
Atitudes: alimenta o autoritarismo, cria clima sectário, fechamento e intolerância religiosa: Mt 12,46-50; Mt 13,53-58.
2 - Leitura Doutrinarista: o texto usado para justificar normas religiosas
  • Busca de doutrinas religiosas que eu preciso saber para me salvar
  • Imagem de Deus racional, regulador, alguém impositivo
  • Exacerbada preocupação em saber o que é a doutrina
  • Primeiramente a “doutrina” e depois a vida humana
Atitudes: a Bíblia se torna elemento de salvação de um grupo apenas, zelo exagerado pelas normas religiosas,esse tipo de mentalidade pode gerar hipocrisia e de certeza única: Lc 6,1-5; Jo 8,57-59; (Jo 10,22-39).
3 - Leitura Moralista: o texto para fins de julgamentos externos
Visão reducionista da realidade: boa ou má
A Bíblia como manual de conduta religiosa que todos os cristãos devem observar para não se condenarem
Atitudes: a imagem de Deus é como alguém: rígido, castigador, fiscal. Condenar / salvar. Isso gera deturpação dos valores: Lc 5,27-32; Mt 9,9-13; (Mc 3,1-5).
4 - Leitura Intimista: o texto exclusivamente à luz de minha experiência “mística”
  • Prevalecimento exagerado do sentimento pessoal
  • Vontade direcionada através do sentimentalismo sem senso de razoabilidade
Atitudes: minha imagem de Deus é triunfalista, light, sou o centro do amor de Deus,visão única e pessoal de Deus. “Ele me revelou…” Mt 17,4.
5 – Leitura Academicista: Justificar conhecimento intelectual ou defender racionalmente um ou vários pontos de vista que me agrada
  • A Bíblia como fonte de conhecimento intelectual apenas
  • Racionalização do religioso em detrimento do espiritual
  • Tirar dúvidas e satisfazer curiosidade intelectual para justificar algo
Atitudes: limites sérios para atualizar a Palavra de Deus, Bíblia como elemento prático, objetivo, mentalidade subjetiva ou conceitual da realidade: Mt 11,25-26.
PERGUNTAS PARA MEDITAÇÃO PESSOAL:
Minhas leituras bíblicas são condicionadas por alguma dessas maneiras?
A meditação nos faz colocar a caminho do que Deus pede de nós. Conseguimos fazer essa meditação diária?

Fonte: Blog Catequese e Bíblia – Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB
 

PENSANDO POSITIVO

Apesar de muitos contra-valores vivenciados no ano que passou, as expectativas para 2014 são sempre positivas. Pensar só em coisas negativas é atrair o negativo. Da mesma forma, quem se apóia na esperança, no bem e nos valores positivos, também atrai para si coisas boas. A esperança significa viver sob a ação da luz e não da escuridão. A palavra “epifania” recorda manifestação, usada na liturgia deste final de semana, no primeiro domingo do ano. Tendo nascido no Natal, Jesus agora se manifesta para o mundo, sendo visitado pelos Reis Magos do Oriente, proporcionando a eles grande expectativa de um mundo melhor e marcado pelo vínculo da paz. Nas palavras dos profetas havia uma promessa que colocava o povo de Israel numa grande expectativa. Aguardavam a chegada de um rei libertador. A promessa foi cumprida, mas o povo de Israel não a entendeu. Não conseguiu ver a estrela-guia, como aconteceu com os Reis Magos, pagãos e representantes do Oriente. Na história dos povos há “estrelas” que brilham, umas para o bem e outras para o mal. Isto não será diferente neste novo ano. O principal detalhe é a capacidade de discernimento, de encontro com aquilo que proporciona vida, com os valores que geram dignidade. Entre eles temos a fraternidade como reconhecimento do valor de cada pessoa. Após passarmos por festas natalinas e de virada de ano, agora é caminhar com otimismo, não na escuridão, mas na luz, na claridade e com a auto-estima levantada. É ano de Copa do Mundo no Brasil, de expectativas, de alegria e muita energia. Nada de baixo-astral, mas coragem para enfrentar os desafios normais da vida. Manifestando-se aos Reis Magos e ao mundo, Jesus se apresenta como luz. Essa luz deve ser reconhecida hoje, mesmo numa sociedade dividida na pluralidade de tantas luzes que apontam para diversas direções. Nem todas levam consigo a dimensão da verdadeira luz, Jesus Cristo. Ela exige saída do comodismo e do individualismo, daquilo que impede a pessoa de ser feliz no novo ano. Dom Paulo Mendes Peixoto – Arcebispo de Uberaba.

sábado, dezembro 28

FIM DE ANO

Mudança de Ano O último domingo de 2013, na liturgia católica, é dedicado à instituição familiar. A família é indicada como base fundamental para a sociedade. Até dizemos que “se a família vai mal, não será diferente com a sociedade”. Perdendo os valores familiares, caímos numa situação crônica de vulnerabilidade e insegurança. Conservar valores significa ser feliz por amar o Senhor e andar em seus caminhos. É o que aconteceu com a Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, apresentados como “família modelo”. Ali identificamos valores que são desprezados nos dias de hoje. Citando alguns dizemos da obediência, do respeito, da fidelidade aos compromissos assumidos e a defesa da vida até às ultimas consequências. Estamos terminando 2013 com créditos positivos em muitas áreas da atualidade. Na esfera do mundo católico deparamos com a renúncia do Papa Bento XVI e a eleição do argentino Jorge Mario Bergoglio. Com Francisco, simples, humilde e corajoso, as expectativas da humanidade se refazem dentro de um clima de grandes expectativas de um mundo melhor e feliz. O ano que termina foi marcado também por muitas práticas de violência, de desrespeito à vida humana, de muitos assassinatos, inúmeros acidentes fatais no trânsito etc. Foi ano de “mensalões” sendo colocados na cadeia, de gastos exorbitantes em estádios de futebol e em estradas tendo em vista a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O Brasil deveria ser encarado como uma grande família, com um povo de sentimentos cristãos e que teve a marca de fé desde sua origem. Tem uma riqueza de diversidade, de cultura, de história, mas com incapacidade para harmonizar todas as diferenças nos diversos setores da sociedade. Ressaltamos o belo progresso tecnológico, mas incapaz ainda de atender às necessidades das pessoas mais sofridas. Agora é olhar para o próximo ano e projetar situações novas, realidades apoiadas nos sentimentos de bondade, humildade, paciência e perdão, entendidos como características próprias da vida familiar. A marca principal de 2014 deverá ser a esperança, a certeza da possibilidade de uma sociedade cada vez melhor e de vida digna para todos. Dom Paulo Mendes Peixoto Arcebispo de Uberaba.

quarta-feira, dezembro 25

QUERIDOS AMIGOS

Recadoseglitters.com

Originado de: Recados e Glitters - Scraps para orkut


A todos meus queridos amigos que participaram da novena do Natal em familia os sincero votos de Natal cheio de luz e um ano novo de muitas realizações. E que Deus la de cima derrame sobre todos as mais ricas benças e muita saude. Ao casal Kelly Cristina e José Carlos, Marlene, Valdete e esposo, sua nora e seu filho, a Lu do salão, a Ama Maria e sua Mana, ao Maurici e esposa, e aos jovens, Gabriéla, Carol, Paula, Kamili,Karine , e as outros paticipante que não sei o nome.e a Minha querida e amada esposa MARIA ALEXANDRE PRADO,a todos meus cinceros agradecimentos e que DEUS ABENÇOE A TODOS.

sábado, dezembro 14

link=http://www.totalgifs.com]totalgifs.com natal gif gif feliz_natal33.gif [/link]

[b] A todos que por este blog passaram durante este ano,e a todos qe acessa este blog no Brasil e no mndo, os meus sincero voto de m feliz NATA e um ANO NOVO cheio de muitas realizações. Estamos vivendo tempo do advento, tempo de espera,que cada m de nós possamos abrir nosso coração para acolher o menino JESUS quer nacer nete NATAL. Que possamos abrir mais inda nossos braços para abraçar o irmã qe esta ao nosso lado, pois na verdade ele é o propio JESUS em nosso meio, que possamos amar mais aqeles que nos odeia,que nós possomos deichar um poco de lado os presente, para viver a presença de JESUS em nosso meio, se assim fizermos sertamente o NATAL sera mais NATAL e o menino JESUS poderar nacer e crecer dentro de nós UM FILIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO PAZ E MUITA SANTIDADE.SÃO OS VOTOS DESTE QUE DE LONGE AMA-VOS COMO SE ESTIVESSE PERTO. JOSÉ JESUS PRADO.