domingo, janeiro 20

BATISMO

Necessário na realidade ou menos em desejo para a salvação.
O concilio de Trento declarou dogma de fé esta afirmação baseado nas Escrituras, (Jo 3,5; Mc 16,16 ). Toda via é útil lembrar, com concilio II, que a divina providência não os auxílios necessários a salvação aqueles que, sem culpa, ainda não chegaram ao conhecimento expresso de Deus e esforçaram, não sem a divina graça por levar uma vida reta.
|Nesses casos, a salvação é alcançada com o chamado batismo do desejo, que evidentemente, não é sacramento, e não imprime caráter, mas é suficiente para dar a graça. O chamado batismo de sangue, isto é o martírio, por Cristo, de alguem não batizado, é um caso particular do batismo de desejo, com a vantagens que remete,como o batismo sacramento, também pena temporal dos pecados. Pode se aplicar aos adultos que, sem culpa, ainda não chegaram ao conhecimento expresso de Deus, o que a igreja afirma aos catecúmenos. Por esse próprio desejo, como também pela vida de fé, esperança e caridade que levam, unem-se com a igreja, que cuida deles como já seus.
São de novo gerados como filhos de Deus.
O batismo não é só perdão, mas sobre tudo o inicio de uma vida nova (Rm 6,4) verdadeiro renascimento, como afirma Cristo (Jo 3,5 ), pelo qual o batizado se torna nova criatura (2Cor 5,17). O batismo é o ato de inicial de uma vida de relacionamento profundo com Deus, pelo batismo, os homens se tornam filhos de Deus, num sentimento mais profundo do que os que lhes com responde pela criação.
fonte: Livro, Obediência e salvação.

Um comentário:

  1. Olá José!
    Passei para lhe desejar uma ótima semana e lhe convidar a participar da promoção da minha lojinha virtual, passe lá para ver espero q goste!
    Paz de Cristo!
    http://sorteie.me/facebook/compartilhar.php?id=139012

    ResponderExcluir